Entre os dias 3 e 4 de agosto, Porto Alegre será sede de dois dos maiores eventos LGBTs esportivos do país: a 4ª Copa Sul LGBT de Futebol e a 2ª QueerCup de Handebol. Na disputa de futebol sete, serão 10 equipes masculinas e 10 femininas da Região Sul. Já o torneio de handebol reunirá times de todo o país.
A primeira edição da QueerCup ocorreu na cidade de Curitiba, com organização da equipe Capivara. O campeonato de futebol já contou com duas edições, nas cidades de Florianópolis e Curitiba, sob a coordenação das equipes Sereyos e Capivara, respectivamente.
Neste ano, o Sport Club Pampacats, de Porto Alegre, será o anfitrião das competições. A agremiação completará dois anos de fundação em agosto e vai celebrar o aniversário do clube durante os torneios.
— O evento busca chamar a atenção da sociedade para o desafio que LGBTs têm durante suas vidas para conseguir praticar um esporte. Além disso, promove um ambiente acolhedor e seguro para que pessoas historicamente marginalizadas no meio esportivo possam celebrar a sua paixão pelo esporte, sem medo de serem julgadas pela sua orientação sexual ou identidade de gênero — afirma David Reis, presidente do Pampacats.
O evento será realizado na sede do SESC, na avenida Protásio Alves, e são aguardados mais de 440 esportistas entre as modalidades. A expectativa neste ano é receber um público de duas mil pessoas nos dias de evento, que contará ainda com atividades paralelas para o público, como cama elástica, castelo inflável, quadra de tênis, entre outras.