Nesta sexta-feira (9), às 16h (de Brasília), tem início a temporada 2019/2020 da Premier League. Em Anfield, Liverpool, o time da casa recebe o Norwich, na partida de abertura do campeonato inglês, um dos mais badalados do mundo. A ESPN Brasil transmite ao vivo o confronto. O canal tem a exclusividade do torneio, e algumas partidas podem ser vistas pelo serviço online, o WatchESPN. Para essa temporada, a emissora sublicenciou os direitos com o DAZN. O serviço de streaming transmitirá dois jogos por rodada de forma exclusiva.
Em campo, duas equipes aparecem, inevitavelmente, como principais favoritos ao título: Manchester City e Liverpool. O primeiro, sob comando de Pep Guardiola, conquistou a liga nos dois últimos anos, somando incríveis 198 pontos nas duas temporadas.
Já a equipe treinada por Jurgen Klopp fez, em 2018/2019, sua melhor campanha na história, terminando com 97 pontos. Mas, com um a menos que o time azul de Manchester, ficou com o vice-campeonato. Em compensação, foi campeão europeu com todo mérito.
O campeonato ainda reúne os atuais vencedor e vice da Liga Europa, Chelsea e Arsenal, e o Tottenham, finalista da Liga dos Campeões. Por último, o Manchester United, equipe com mais títulos da Premier League — 13, desde a temporada 1992/1993, quando o torneio ganhou essa nomenclatura.
Veja abaixo como chegam os times do "big six", nome dado ao grupo dos seis times mais ricos da Inglaterra, para a disputa da temporada da Premier League:
Manchester City
Para tentar o terceiro título seguido - algo que não ocorre desde o rival United, entre 2007 e 2009 -, o City de Guardiola trouxe peças para compor elenco, como o volante Rodri, do Atlético de Madrid, e o lateral-direito João Cancelo, da Juventus.
No entanto, perdeu o capitão Kompany, que voltou ao Anderlecht, da Bélgica, para ser jogador e técnico. O brasileiro Danilo fez o caminho inverso ao de Cancelo. O destaque fica para Bernardo Silva, fundamental na conquista da última taça, além de De Bruyne, Sterling, Agüero e os brasileiros Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus.
Liverpool
Desde que a liga inglesa virou Premier League, em 1992, o Liverpool nunca conseguiu ser campeão, sendo vice quatro vezes, como na última edição. Mas, para seguir na tentativa de conquistar o título, Jurgen Klopp tem à disposição a base da equipe campeã euroépia, liderada por estrelas como o goleiro Alisson, o zagueiro Van Dijk e o trio de ataque formado por Firmino, Salah e Mané.
Chelsea
Campeão da Liga Europa, o Chelsea vive um período de mudanças na equipe. O técnico Maurizio Sarri saiu, tendo Frank Lampard, ídolo como jogador, como seu substituto. Em campo, o craque Hazard foi para o Real Madrid, além de David Luiz, que no último dia da janela de transferências, foi para o rival Arsenal.
Sem poder contratar por conta de uma punição imposta pela Fifa, os reforços foram apenas o meia Pulisic, em um negócio feito ainda em janeiro com o Borussia Dortmund, e Kovacic, que estava emprestado e foi comprado do Real Madrid. O brasileiro Willian, destaque do time, herdou a camisa 10 de Hazard.
Tottenham
Conhecido por contratar pouco, os Spurs abriram o cofre para trazer dois jogadores para o técnico Mauricio Pochettino, que permanece no clube mesmo com o interesse de outros clubes. Os volantes Ndombele e Lo Celso e o jovem meia Sessegnon vieram de Lyon, Bétis e Fulham, respectivamente.
Até o momento, o lateral-direito Trippier, que saiu para o Atlético de Madrid, é a única grande perda da equipe, que segue tendo Harry Kane como referência. Reserva de luxo, Lucas Moura é peça importante no elenco.
Arsenal
Indo para a segunda temporada sob o comando de Unai Emery, o Arsenal, novamente, não disputará a Liga dos Campeões. Tentando voltar a fazer boa campanha na Premier League, o clube trouxe o reforço mais caro de sua história.
Ao Lille, da França, os Gunners pagaram 80 milhões de euros para contar com o atacante marfinense Nicolas Pépé, para fazer companhia a Özil, Lacazette e Aubameyang, um dos artilheiros da última edição do campeonato inglês, com 22 gols.
Manchester United
Sem ser campeão inglês desde 2013, o United, maior campeão do país, efetivou Solskjaer como treinador ainda na temporada passada. Nas transferências, agitou o mercado com uma chegada e uma saída.
O zagueiro Maguire chegou do Leicester como o mais caro de sua posição na história, com valor estimado em 87 milhões de euros no negócio. Já o centroavante Lukaku, no último dia da janela na Inglaterra, rumou a Milão para jogar na Inter por 65 milhões de euros. Por enquanto Pogba, craque do time, segue em Old Trafford.
O campeonato
A Premier League é disputada por 20 clubes, que se enfrentam em turno e returno. Após as 38 rodadas, os quatro primeiros se classificam diretamente para a Liga dos Campeões do ano seguinte. O quinto colocado tem vaga na Liga Europa. Na parte de baixo, os três últimos são rebaixados para a Championship, a segunda divisão inglesa.
Confira os jogos e transmissões da primeira rodada:
Sexta-feira (9)
16h - Liverpool x Norwich (ESPN Brasil)
Sábado (10)
8h30min - West Ham x Manchester City (ESPN Brasil)
11h - Burnley x Southampton (DAZN)
11h - Crystal Palace x Everton (ESPN Brasil)
11h - Watford x Brighton (WatchESPN)
11h - Bournemouth x Sheffield United (WatchESPN)
13h30min - Tottenham x Aston Villa (ESPN Brasil)
Domingo (11)
10h - Leicester City x Wolverhampton (ESPN Brasil)
10h - Newcastle x Arsenal (DAZN)
12h30min - Manchester United x Chelsea (ESPN Brasil)