Após a primeira medalha do badminton brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, sair para as duplas femininas, foi a vez dos homens também subirem ao pódio nesta quinta-feira (1). Os irmãos Francielton e Fabrício Farias tentaram uma vaga na decisão, começaram bem, mas perderam a semifinal para os norte-americanos Phillip e Ryan Chew, por 21 a 13 e 21 a 17.
O Brasil ainda vai disputar mais três semifinais para definir as cores das medalhas a que tem direito. A partir das 19h, Ygor Coelho busca uma vaga na final masculina contra o canadense Jason Ho-shue. Depois é a vez de Jaqueline e Sâmia Lima enfrentarem Jamie Hsu e Kuei Chen, dos Estados Unidos. Fechando o dia, às 22h, Fabrício Farias e Jaqueline Lima tentam a classificação para a decisão das duplas mistas contra Joshua Hurlburt-Yu e Josephine Wu, do Canadá.
A melhor participação do badminton brasileiro até agora em Jogos Pan-Americanos foi na última edição, em Toronto, quando o país conquistou três medalhas: duas pratas para Lohainny Vicente/Luana Vicente nas duplas femininas e para Daniel Paiola/Hugo Arthuso nas duplas masculinas, e bronze para Alex Tjong/Fabiana Silva nas duplas mistas.