O mineiro João Menezes confirmou a condição de cabeça de chave número 7 do torneio individual de tênis dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, ao superar o argentino Francisco Cerúndolo, por 2 sets a 1, com parciais 2/6, 6/3 e 6/4, após 2h1min de jogo, nesta quinta-feira (1), e está garantido nas quartas de final.
Número 212 do ranking mundial, Menezes tem no currículo o vice-campeonato de duplas da chave juvenil do Aberto dos Estados Unidos de 2014, quando atuou com o gaúcho Rafael Matos.
Esta é sua segunda participação em Pans. Em 2015, ele esteve em Toronto e parou nas oitavas de final, diante do equatoriano Gonzalo Escobar, após eliminar o chileno Nicolás Jarry, que era o quinto favorito no Canadá.
Curiosamente, João Menezes voltará a se deparar com o tenista chileno no Pan de Lima. Principal favorito à medalha de ouro, Jarry eliminou nesta quinta, o colombiano Alejandro González, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6 (1).
Outro brasileiro na disputa, o paranaense Thiago Wild, 342ª do mundo, foi eliminado pelo argentino Guido Andreozzi (110º). Diante do segundo cabeça de chave em Lima, o campeão juvenil do Aberto dos Estados Unidos de 2018 foi derrotado por um duplo 6/2, em 1h29min partida.
Nos demais jogos de quartas de final estes serão os confrontos: Guido Andreozzi (ARG) x Roberto Cid (DOM); Tomás Barrios (CHI) x Juan Pablo Varillas (PER) e Facundo Bagnis (ARG) x José Hernández (DOM).