O Campeonato Francês inicia nesta sexta-feira com o duelo entre Monaco x Lyon, às 15h45min (de Brasília), no Principado. O DAZN transmite a partida. Os direitos de transmissão no Brasil são do canal de streaming. Para essa temporada, a Band chegou a um acordo com a plataforma para transmitir um jogo por rodada.
A liga começa em meio a indefinição sobre o principal craque que disputa a competição. Neymar, ainda no Paris Saint-Germain, não está disposto a permanecer no clube. Apesar disso, o brasileiro é esperado na partida de estreia, contra o Nimes, domingo, às 16h, no Parque dos Príncipes.
Mesmo sem seu camisa 10, o time parisiense, atual bicampeão, segue como amplo favorito para mais uma conquista nacional. Nomes como Di Maria, Mbappé e Cavani seguem como referências da equipe comandada por Thomas Tuchel, além da dupla de zaga brasileira formada por Marquinhos e Thiago Silva.
Veja quem pode tentar desbancar a hegemonia do PSG na temporada 2019/2020 do Campeonato Francês:
Lyon
Terceiro colocado na última temporada, o Lyon viu nos brasileiros a chance de tentar confrontar o PSG. A equipe tirou Sylvinho da comissão técnica da Seleção Brasileira para assumir como treinador do clube, que tem o ex-zagueiro Cláudio Caçapa como auxiliar.
Quanto aos jogadores, dois volantes brasileiros desembarcaram em Lyon. O jovem Jean Lucas deixou o Santos, onde estava emprestado pelo Flamengo, e Thiago Mendes, ex-São Paulo e que atuou no Lille na última temporada.
Em compensação, perdeu algumas joias do clube, como Ferland Mendy, para o Real Madrid, Ndombele, para o Tottenham, e Fekir, para o Bétis.
Olympique de Marselha
Um dos maiores campeões franceses, com nove conquistas, o Olympique venceu o campeonato pela última vez em 2010. Para a temporada, tirou do Boca Juniors o centroavante Benedetto para ser o substituto de Balotelli, que não renovou com o clube. O meia Payet, camisa 10 da equipe, é a grande referência técnica.
Monaco
Campeão na temporada 2016/2017, quando tinha Mbappé como grande craque, o Monaco tentou fazer frente ao PSG, em 2017/2018, já com o jovem craque atuando pelo rival. Porém, ficou com o vice. Na última temporada, fez uma péssima campanha, brigando para não ser rebaixado. Sem os grandes investimentos de outrora, o time do Principado aposta em jovens promessas. Mas são os veteranos que têm maior destaque. O meia Fàbregas e o centroavante Falcao García são os comandantes da equipe.
Lille
Grande surpresa da última temporada, quando foi vice-campeão, o Lille começa a temporada se destacando mais pelas vendas feitas. A começar pelo atacante marfinense Nicolas Pépé, maior compra da história do Arsenal, por 80 milhões de euros. O atacante português Rafael Leão (35 mi de euros), para o Milan, e o brasileiro Thiago Mendes (25 mi de euros), para o Olympique, são outros gramdes negócios rentáveis ao clube. Entre as contratações, a principal foi o atacante Timothy Weah, filho de George Weah, que pertencia ao PSG. O goleiro Léo Jardim, revelado pelo Grêmio, também chegou recentemente.
O campeonato
A Ligue 1 é disputada por 20 clubes, que se enfrentam em turno e returno. Após 38 rodadas, os dois primeiros garantem vaga direta na próxima Liga dos Campeões. O terceiro colocado disputa a fase preliminar da maior competição do continente, enquanto o quarto se classifica para a Liga Europa. Na parte de baixo, os dois últimos são rebaixados. Já o antepenúltimo (18º) joga contra a terceira melhor equipe da Ligue 2, a segunda divisão, um playoff em dois jogos para definir quem disputa a primeira divisão na temporada seguinte.