O primeiro dia do judô nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, foi muito produtivo para a seleção brasileira. Em três categorias em disputa nesta quinta-feira (8), o Brasil alcançou lugar mais alto do pódio em duas delas. Renan Torres, na categoria até 60kg, e Larissa Pimenta, até 52kg, tiveram 100% de aproveitamento em suas lutas e deixaram o Complexo de Videna com o ouro no peito.
O primeiro pódio brasileiro foi no masculino. Sem o peso do favoritismo e em uma luta duríssima, Renan Torres venceu na final o atual campeão pan-americano Lenin Preciado, do Equador, com um ippon no golden score.
— Não caiu muito a ficha ainda, mas estava muito preparado. Estava focado, pensando como se fosse só mais uma competição e acho que isso fez a diferença no final — declarou emocionado o paranaense de 20 anos.
Logo após, a paulista Larissa Pimenta foi melhor que a mexicana Luz Olvera. Na final, a jovem de 20 anos também levou a medalha de ouro após sua rival levar três punições e ser desclassificada no golden score. Mais cedo, na categoria até 48kg, Larissa Farias perdeu a disputa pelo bronze e acabou na quinta colocação.
— Difícil descrever essa sensação. Eu tô muito feliz, por ter chego aqui e ter conquistado o ouro. É uma medalha importante na carreira. Quero agradecer a todo o apoio que tive da torcida — disse chorando Larissa Pimenta, após a luta.
Amanhã, a partida das 17h (no horário de Brasília), mais três categorias estão em disputa no judô de Lima. Em ação pelo Brasil, a campeã olímpica Rafaela Silva (-57kg), o gaúcho Daniel Cargnin (-66kg) e Jeferson dos Santos Jr. (-73kg). Os três são favoritos a subir no pódio. O canal SporTV 3 transmite o ao vivo.