Chegou o grande dia para Viviane Jungblut. Às 20h deste sábado (13), manhã de domingo na Coreia do Sul, a nadadora gaúcha entrará nas águas do Yeosu Expo Ocean Park, na cidade de Yeosu, para a disputa dos 10km da maratona aquática do Mundial de esportes aquáticos de Gwanju. Além de medalhas na principal competição da temporada, está em jogo a vaga olímpica para os Jogos de Tóquio 2020.
A missão da atleta de 23 anos do Grêmio Náutico União não será fácil. Para garantir a viagem ao Japão em julho do ano que vem, Viviane terá de terminar a prova entre as 10 primeiras colocadas. Isso porque um mesmo país só poderá ocupar duas das 25 vagas reservadas à prova olímpica se ambas as nadadoras figurarem no top 10.
Como na maratona aquática brasileira existe uma atleta chamada Ana Marcela Cunha, a disputa deste fim de semana no Mundial de Gwangju é praticamente a chance única de qualificação para Tóquio – as outras vagas serão distribuídas em repescagem envolvendo os cinco continentes.
Tetracampeã da Copa do Mundo (circuito de eventos de 10km, a única prova de maratona aquática no programa da Olimpíada) e dona de nove medalhas – sendo três ouros – em Campeonatos Mundiais, nos 5km, nos 10km e nos 25km, a baiana de 27 anos dificilmente deixará de obter neste sábado a classificação automática para os Jogos de 2020.
Viviane também disputará outras duas provas de maratona aquática – 5km (dia 16) e revezamento (dia 17) – e duas nas piscinas, os 800m e os 1.500m, a partir do dia 21 – na natação, o Mundial não distribui vagas para a Olimpíada.
– A expectativa é nadar bem. O primeiro foco é na prova de 10km, já que também vai ser a primeira. E depois é pensar uma prova por vez. Quando terminar as provas de maratonas, a ideia é "virar a chave" é pensar nas provas de piscina – disse Viviane à reportagem de GauchaZH.
Este é o segunda participação da jovem nadadora em Mundiais de esportes aquáticos. Em 2017, em Budapeste (Hungria), Viviane ficou em 13º lugar nos 10km.
Na noite desta sexta-feira (12), manhã de sábado na Coreia do Sul, o atleta do Grêmio Naútico União Fernando Ponte fez sua estreia no Mundial de Gwanju. Com o tempo de 53mins43s6, o nadador gaúcho foi o 25º colocado nos 5km da maratona aquática.