O nadador brasileiro Nicholas Santos, de 39 anos, conquistou a medalha de bronze nos 50m borboleta na manhã desta segunda-feira (22) no Mundial de Esportes Aquáticos disputado em Gwangju, na Coreia do Sul. O atleta é o mais velho desta edição do torneio e terminou a prova com 22s80. O ouro ficou com Caleb Dressel, dos Estados Unidos (22s35) e a prata, com o russo Oleg Kostin (22s79).
Nicholas chegou à final como um dos favoritos após fazer o segundo melhor tempo na semifinal (22s77). Na primeira eliminatória, ele fez 23s48 (11º tempo). A categoria em que o brasileiro conquistou a terceira colocação não integra os Jogos Olímpicos — em que há somente provas de 100m e 200m borboleta.
Esse é o terceiro pódio seguido do atleta em Mundiais, repetindo os feitos das edições de Kazan 2015, na Rússia, e de Budapeste 2017, na Hungria, quando foi prata na prova.
Essa foi a primeira medalha do Brasil na natação neste Mundial de Esportes Aquáticos. Na maratona aquática, o país conquistou duas medalhas de ouro com Ana Marcela Cunha, nas provas dos 5km e dos 25km. Ela é a maior medalhista em mundiais na história das provas em águas abertas.