Colecionando medalhas na patinação artística em Jogos Pan-Americanos desde 1999, os brasileiros Gustavo Casado e Bruna Wurts chegaram a Lima com alto grau de favoritismo. Ele, bicampeão mundial. Ambos, ouro nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, no ano passado. No entanto, a estreia no megaevento nesta sexta-feira (26) não foi como esperado. Durante a apresentação do programa curto, Bruna terminou em segundo lugar e Gustavo foi o quarto colocado entre os homens.
Agora, os dois buscam superar as falhas e o nervosismo para um melhor desempenho neste sábado (27), no programa longo, que distribui mais pontos aos atletas para a definição do resultado final.
— Desde ontem (quinta-feira), quando teve o treino com os juízes olhando, já fiquei um pouco nervoso. Tentei manter a calma, já foi um pouco melhor, mas não o suficiente para estar lá em cima. Sábado é outro dia — avalia Casado.
O patinador de Santos somou 29.99 pontos na parte técnica e 14.91 na nota de impressão artística, totalizando 44.90 no primeiro dia. Juan Sanchez, da Argentina, lidera com 60.95.
Principal adversária de Bruna Wurts no caminho para o título dos Jogos, Giselle Soler foi superior nesta sexta-feira. Com fortes saltos e combinações, a argentina somou 38.53 pontos para passar à frente da brasileira. Ao som de Madonna, Bruna teve dois erros de execução em saltos e ficou com 36.70, terminando o programa curto em segundo lugar. Eduarda Fuentes (27.37), do Equador, completa o top 3 até o momento.
Neste sábado, o programa longo tem início às 14h (horário de Brasília), com a disputa feminina, na Villa Deportiva Nacional. Em seguida, os homens se apresentam pelos últimos pontos e a definição do pódio.