O judô brasileiro e gaúcho sofre mais uma baixa importante para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Por conta de uma lesão no cotovelo direito, o paulista Leonardo Gonçalves, da categoria até 100kg, foi desconvocado nesta quinta-feira (25) da competição. O atleta da Sogipa ficará algumas semanas longe dos tatames e não terá condições de lutar no dia 11 de agosto, data que competiria no evento.
O meio-pesado lesionou o braço na última quarta-feira e passou por exames na quinta, quando foi detectada a contusão. Agora, o judoca corre contra o tempo para estar 100% para a disputa do Mundial de Judô, em Tóquio, entre os dias 25 de agosto e 1° de setembro.
Gonçalves é o segundo judoca da Sogipa cortado do evento por lesão. Antes dele, a peso ligeiro Nathália Brigida foi cortada por conta de um problema nas costas.
Como o sogipano é o único brasileiro ranqueado na categoria até 100kg, não há possibilidade de substituição pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Com isso, o Time Brasil será representado em Lima por 13 judocas.
A delegação brasileira de judô embarcará para Lima no dia 5 de agosto e ficará hospedada na Vila Pan-Americana.
Seleção brasileira para o Pan de Lima 2019
Masculino
Renan Torres - 60kg
Daniel Cargnin - 66kg (Sogipa)
Jeferson Santos Jr. - 73kg
Eduardo Yudy - 81kg
Rafael Macedo - 90kg (Sogipa)
Rafael Silva (+100kg)
Feminino
Larissa Farias - 48kg
Larissa Pimenta - 52kg
Rafaela Silva - 57kg
Aléxia Castilhos - 63kg (Sogipa)
Ellen Santana - 70kg
Mayra Aguiar - 78kg (Sogipa)
Beatriz Souza - +78kg