A seleção brasileira de basquete está pré-convocada para a Copa do Mundo, que será disputada na China, entre 31 de agosto e 15 de setembro. Nesta segunda-feira (15), o técnico croata Aleksandar Petrovic anunciou os 15 nomes que podem disputar o torneio. Até a competição, três jogadores serão cortados, fechando a lista de 12 atletas que vão à Ásia.
O Brasil terá três jogadores que atuam na NBA: o ala Bruno Caboclo, do Memphis Grizzlies, o pivô Cristiano Felício, do Chicago Bulls, e o ala-armador Didi Louzada, que recentemente foi draftado pelo New Orleans Pelicans — a expectativa é que ele seja cedido ao Sydney Kings, da Austrália, na próxima temporada. Raulzinho, do Philadelphia 76ers, ficou fora da lista por problema no tornozelo.
Outros nomes com experiência na NBA são Alex Garcia e Leandrinho Barbosa, do Minas, Anderson Varejão e Marquinhos Vieira, do Flamengo, e Marcelinho Huertas, que está sem time.
— O grupo apresenta uma mescla boa, com todos os jogadores podendo jogar em alto nível. Por isso, me sinto contente com os atletas que foram convocados para iniciar a preparação no dia 25. Depois disso, eu tenho um momento complicado, em que terei que definir os 12 jogadores, mas essa é uma tarefa que todos os treinadores têm que fazer — disse Petrovic.
O elenco se apresenta no dia 25 de julho, em Anápolis, e treina na cidade goiana de 26 de julho a 7 de agosto. O Brasil fará amistosos contra o Uruguai em 8 de agosto, ainda em Anápolis, e no dia 10, em Belém. Com o grupo de 12 jogadores finalizado, a delegação viaja para Lyon, na França, e jogará um torneio preparatório de 14 a 17 de agosto. Em seguida, o grupo embarca para a China e finalizará a preparação.
A apresentação do elenco está marcada para 25 de julho (quinta-feira), em Anápolis (GO). De 26 de julho a 07 de agosto, a equipe nacional treina na cidade goiana. No dia 08 de agosto, o Brasil enfrenta amistosamente o Uruguai, ainda em Anápolis (GO). Já no dia 10 de agosto, a Seleção Brasileira volta a jogar contra a equipe uruguaia, desta vez em Belém (PA).
Posteriormente, a delegação brasileira, já com os 12 jogadores definidos, embarca com destino a Lyon, na França. De 14 a 17 de agosto, o Brasil treina e joga um torneio na mencionada cidade francesa.
Em seguida, a Seleção Brasileira segue viagem com destino a Guangzhou, na China. De 20 a 28 de agosto, o Brasil treina e disputa jogos preparatórios em Guangzhou, Wuhan e Liaoning, na China. Nos dias 29 e 30 de agosto, os comandados de Aleksandar Petrovic treinam na cidade chinesa Nanjing, concluindo a etapa de preparação.
O Brasil está no Grupo F, ao lado de Grécia, Nova Zelândia e Montenegro. Os dois primeiros passam para as oitavas de final. A estreia da seleção é no dia 1° de setembro, contra os neozelandeses.
Armadores
Marcelinho Huertas (sem time, 36 anos)
Rafael Luz (MoraBanc Andorra-ESP, 27 anos)
Yago dos Santos (Paulistano, 20 anos)
Alas-armadores
Didi Louzada (New Orleans Pelicans-EUA, 20 anos)
Vitor Benite (San Pablo Burgos-ESP, 29 anos)
Alas
Alex Garcia (Minas, 39 anos)
Bruno Caboclo (Memphis Grizzlies-EUA, 23 anos)
Jhonatan Luz dos Santos (Flamengo, 32 anos)
Leandrinho Barbosa (Minas, 36 anos)
Marquinhos Vieira (Flamengo, 35 anos)
Alas-pivôs
Lucas Dias Silva (Sesi Franca, 24 anos)
Rafael Hettsheimeir (Sesi Franca, 33 anos)
Pivôs
Anderson Varejão (Flamengo, 36 anos)
Augusto Lima (San Pablo Burgos-ESP, 27 anos)
Cristiano Felício (Chicago Bulls-EUA, 27 anos)