O Brasil conquistou duas medalhas no primeiro dia de competições da Universíade de Verão, que está sendo realizada em Nápoles, na Itália. A competição, que corresponde aos Jogos Olímpicos, é disputada apenas por atletas universitários. Neste ano, o país está presente com uma delegação de aproximadamente 190 pessoas em sete modalidades: futebol, vôlei, natação, atletismo, ginástica artística, judô e taekwondo.
A primeira medalha veio no judô. O peso médio (90kg) Gustavo Assis ficou com o bronze ao derrotar o judoca da Moldávia, Iurie Mocanu, por ippon. Antes, ele havia superado o atual número dois do mundo do ranking da Federação Internacional de Judô (IJF), Krisztian Toth, da Hungria, e o alemão Falk Petersilka.
Nas quartas, Gustavo Assis manteve o bom desempenho e passou por Davlat Bobonov, do Uzbequistão, também por ippon. Na semifinal, foi derrotado pelo austríaco Johannes Paicher, que ficou com o ouro ao derrotar o georgiano Lasha Bekauri. O outro bronze foi para Toth.
— Não tenho palavras. Estou feliz com o resultado e mais ainda com meu desempenho. Agora é acompanhar o resto da equipe, torcer e vibrar. Acredito muito neles, que por mais que sejam jovens, estão com muita vontade de vencer. Se preparem porque vem muita medalha por ai —disse o judo do Minas Tênis Clubes.
A segunda medalha brasileira foi ganha na natação. O quarteto Luiz Gustavo Borges, Gabriel Ogawa, Marco Antônio Ferreira Junior e Felipe de Souza, que garantiram a prata no revezamento 4 x 100 m livre, com o tempo de 3min15seg27. Os Estados Unidos venceram a prova (3min11seg03) e a Itália ficou com o bronze (3min15seg91).
— Dei uma olhada no placar e achei que estávamos em sexto lugar. Ficamos muito felizes. Sabíamos que o ouro seria difícil, porque o time dos Estados Unidos veio muito forte. O resultado me deixou feliz. É minha primeira seleção adulta, minha primeira prova com esses caras, podendo trazer medalha pro Brasil — comemorou Luiz, que é filho de Gustavo Borges, nadador que ganhou duas medalhas de prata e duas de bronze em Jogos Olímpicos.