O Comitê Olímpico do Brasil (COB) já está em Lima acertando todos os detalhes para a chegada dos atletas brasileiros que disputarão os Jogos Pan-Americanos. As equipes masculina e feminina de ginástica artística serão as primeiras a desembarcar no Peru, neste sábado (20). Entre eles, o paulista Arthur Zanetti, dono de um ouro e uma prata olímpica na prova das argolas. Ele é apontado pelos organizadores da competição como um dos grandes destaques esportivos do megaevento continental.
No domingo, chegam aproximadamente 120 atletas de nove modalidades: basquete 3x3, boliche, seleção feminina de handebol, levantamento de peso, patinação artística, pentatlo moderno, rúgbi sevens, squash e vôlei de praia.
Na última segunda-feira , a delegação brasileira foi inscrita na competição com 487 atletas: 251 homens e 236 mulheres, em 49 modalidades. A abertura dos Jogos Pan-Americanos será realizada no dia 26 de julho, às 20h, uma sexta-feira.
— Falta pouco agora. Estamos na reta final. Parte da equipe do COB já está na Vila Pan-Americana preparando tudo para receber nossos primeiros atletas que chegam no domingo. A expectativa é grande e cresce a cada dia, o friozinho na barriga dos atletas aumenta, a adrenalina sobe e um importante momento para cada um deles se aproxima — afirmou o chefe da missão brasileira, Marco La Porta.
Além da Vila Pan-americana, os atletas brasileiros ficarão espalhados por outras seis bases no Peru, em instalações oferecidas pela organização do evento. Em Callao, ficarão boxe, taekwondo e luta olímpica. Huacho será a sede do remo e da canoagem velocidade. Esqui aquático e maratona aquática ficarão em Bujamas. Paracas será a casa da vela, enquanto Lunahuaná, da canoagem slalom. Já em Punta Rocas, local de competição do surfe, o COB alugou uma casa para os atletas, onde haverá alimentação com culinária nacional preparada por uma chef brasileira.