A bruxa está solta na grama sagrada de Wimbledon. No primeiro dia de disputas do Grand Slam mais tradicional do circuito mundial de tênis, cinco favoritos deram adeus ao torneio. No masculino, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas e Grigor Dimitrov perderam seus confrontos. No entanto, a eliminação mais emocionante desta segunda-feira (1°) ocorreu no feminino.
A norte-americana Venus Williams foi derrotada por sua compatriota Cori Gauff, de apenas 15 anos, por 2 sets a 0. Além dela, a japonesa Naomi Osaka, número dois do mundo, também caiu na rodada.
Confira toda as zebras do primeiro dia de competições na Inglaterra:
Adolescente de 15 anos derrota Venus Williams
A mais nova promessa do tênis feminino mundial apresentou suas credenciais de forma assombrosa no primeiro dia de competição em Wimbledon. Cori Gauff, de 15 anos, 313ª colocada do ranking, já havia surpreendido ao conseguir se classificar à chave principal de simples.
O feito se tornou ainda mais especial quando a americana descobriu que enfrentaria Venus Williams, 44ª do mundo e pentacampeã do torneio na grama sagrada. Ela e a irmã Serena são ídolos da adolescente. No entanto, a admiração ficou de lado quando a jovem entrou em quadra para jogar de igual para igual, vencer por 2 sets a 0, com um duplo 6/4, para fazer história na competição.
Após a partida, Gauff foi às lágrimas enquanto era muito aplaudida pela plateia.
— Ela (Venus) disse "parabéns". E eu disse: "Obrigada por tudo que você fez. Eu não estaria aqui se não fosse você". Sempre quis dizer isso a ela — contou a menina em entrevista à BBC depois da vitória.
Ela se tornou a tenista mais jovem a vencer uma partida na grama inglesa desde a também americana Jennifer Capriati em 1991, com 15 anos e 96 dias. Na próxima rodada, Gauff enfrenta a eslovaca Magdalena Rybarikova, número 139 do mundo.
Número 2 do mundo decepciona
Em um dia ruim para Naomi Osaka, a vice-líder do ranking perdeu para a cazaque Yulia Putintseva, número 39 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais 4/6 e 6/2. A japonesa campeã do US Open e do Aberto da Austrália cometeu uma série de erros na partida e deixou o Grand Slam na primeira rodada.
A tenista de 21 anos já demostrou que tem dificuldades na grama. Essa foi sua segunda derrota para Putintseva. O primeiro revés foi no WTA de Birmingham, há duas semanas.
Osaka foi a única top 10 a cair no dia inicial de competição.
Adeus prematuro do NextGen
Principais nomes da nova geração, o alemão Alexander Zverev e o grego Stefanos Tsitsipas — números 5 e 6 do mundo — decepcionaram e nem esquentaram lugar em Londres. O primeiro eliminado do dia foi Zverev, que perdeu para o tcheco Jiri Vesely, 124° colocado da ranking mundial, por 3 sets a 1, parciais 4/6, 6/3, 6/2 e 7/5.
Apesar de não estar entre os 100 melhores, o canhoto que veio do qualifying gosta de aprontar contra grandes nomes. Vesely já atingiu as oitavas de final do torneio em duas edições (2016 e 2018) e soma vitórias sobre Dominic Thiem, Fabio Fognini e Diego Schwartzman.
Já Zverev tem nos Grand Slams barreiras que não consegue cruzar na carreira. Seu melhor resultado foi as quartas em Roland Garros, nos anos de 2017 e 2018. Em Wimbledon, sua melhor campanha foi as oitavas em 2017.
Depois foi a vez de Tsitsipas dizer adeus. O grego perdeu para Thomas Fabbiano, 89° colocado do ranking, por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 3/6, 6/4, 6/7 (8) e 6/3.
Aos 30 anos, o italiano conquista sua maior vitória na carreira em 3h22min de jogo.
Dimitrov em baixa
O búlgaro Grigor Dimitrov parece não conseguir embalar no circuito mundial. O tenista de 28 anos e número 49 do mundo, que já top 3 e comparado a Roger Federer, perdeu para o jovem Corentin Moutet, de 20 anos, de virada.
O francês fez partida surpreendente e venceu por 3 sets a 2, após estar perdendo por 2 a 0, com parciais 2/6, 3/6, 7/6 (4), 6/3 e 6/1. Em Wimbledon, Dimitrov já foi semifinalista na edição de 2014.