Apesar do interesse de grandes clubes europeus como o Atlético de Madrid, o Porto não quer perder Alex Telles, ex-lateral do Grêmio. A ideia da diretoria do clube português é prorrogar o seu contrato, que hoje é até 2021, além de aumentar a sua multa rescisória.
Segundo o jornal português A Bola, a intenção é de que o novo vínculo vá até 2023. A multa rescisória do lateral é avaliada em 40 milhões de euros (R$ 176 milhões). A ideia é aumentar para 60 milhões de euros (R$ 263 milhões), para afastar o interesse de outras equipes.
O Atlético de Madrid perdeu nesta janela o lateral Lucas Hernández, que foi para o Bayern de Munique, e Filipe Luis ainda não sabe se vai permanecer. Com isso, a contratação de um lateral-esquerdo segue como uma prioridade.
A publicação ainda ressalta que o Porto considera Alex Telles um "elemento fundamental da equipe", e que o brasileiro não tem "um substituto à altura" no elenco. Na última temporada, o brasileiro participou de 53 partidas, marcou seis gols e concedeu 13 assistências.
Para o Grêmio, a negociação seria positiva, porque o clube teria direito a um percentual do valor por conta do mecanismo de solidariedade da Fifa.