A temporada do futebol europeu terminou com alguns destaques brasileiros em suas ligas. Entre eles, atletas com passagem por Grêmio e Inter. O goleiro Alisson, por exemplo, foi importante a nível continental, com a conquista da Liga dos Campeões com o Liverpool.
Por isso, GaúchaZH lista uma seleção de ex-jogadores da Dupla que se destacaram no velho continente na temporada 2018/2019.
Nomes como o ex-colorado Fred, atualmente no Manchester United, e o ex-gremista Douglas Costa, da Juventus, não aparecem por conta do desempenho abaixo do esperado. Confira a Seleção:
Goleiro: Alisson (Liverpool)
O maior destaque. Logo na sua primeira temporada em Liverpool, conquistou o título da Liga dos Campeões e foi vice do Campeonato Inglês, com a melhor campanha da história do clube, com 94 pontos. O ex-arqueiro colorado ainda ficou 21 jogos sem sofrer gols na liga, levando o prêmio Luva de Ouro.
Lateral-direito: William (Wolfsburg)
Em seu segundo ano na Alemanha, o lateral revelado pelo Inter começou 30 partidas do Campeonato Alemão como titular, anotando dois gols. Sua equipe terminou a liga em sexto lugar, garantindo vaga na próxima Liga Europa.
Zagueiro: Mario Fernandes (CSKA Moscou)
Na falta de outros zagueiros com destaque na temporada, uma improvisação — ainda que a zaga não seja uma novidade para Mario Fernandes. O ex-jogador do Grêmio, naturalizado russo, foi titular em 28 dos 30 jogos do CSKA na liga local, marcando um gol. Seu time, no entanto, não fez grande campanha, ficando apenas na quarta posição e com vaga na Liga Europa. No início da temporada, foi campeão da Super Copa da Rússia ao vencer o Lokomotiv Moscou.
Zagueiro: Sidnei (Bétis)
Há mais de uma década na Europa, o zagueiro criado no Inter trocou de clube na Espanha na última temporada. Saiu do Deportivo La Coruña para o Real Bétis, sendo titular em 30 jogos, entre Campeonato Espanhol, Liga Europa e Copa do Rei, com dois gols marcados.
Lateral-esquerdo: Alex Telles (Porto)
Titular absoluto do Porto, o ex-gremista foi um dos destaques da equipe na temporada, mesmo que não tenha conquistado títulos na temporada portuguesa. O lateral-esquerdo anotou seis gols, sendo um contra a Roma, de pênalti, na prorrogação, em jogo das oitavas de final da Liga dos Campeões. Além disso, Alex Telles recebeu convocações de Tite para a amistosos da Seleção Brasileira.
Volante: Lucas Leiva (Lazio)
O jogador revelado pelo Grêmio disputou sua segunda temporada no futebol italiano, e conquistou seu primeiro título, a Copa Itália. Após isso, Lucas foi eleito o melhor jogador da Lazio na temporada, vencendo uma votação promovida pelo clube nas redes sociais.
Volante: Arthur (Barcelona)
A primeira temporada de Arthur na Catalunha foi com certo destaque, especialmente por sua qualidade nos passes, característico desde os tempos de Grêmio. O volante foi titular em metade das partidas do Campeonato Espanhol, onde foi campeão. Pela Seleção, tornou-se titular incontestável no período pós-Copa do Mundo.
Volante: Aránguiz (Bayer Leverkusen)
O ex-jogador do Inter sofreu com problemas de lesão durante a temporada, no tendão de Aquiles e no joelho. Ainda assim, participou de 29 jogos (27 como titular) e marcou três gols. No Campeonato Alemão, seu time terminou na quarta posição, conseguindo classificação para a Liga dos Campeões.
Meia: Tetê (Shakhtar Donetsk)
Dez jogos. Foi isso que bastou para o jovem se destacar no início de sua carreira profissional. Com quatro gols marcados, sendo dois na final da Copa da Ucrânia, o jogador, que sequer jogou pela equipe principal do Grêmio, já mostrou seu valor. Além da Copa, Tetê também conquistou o Campeonato Ucraniano com o Shakhtar.
Atacante: Taison (Shakhtar Donetsk)
É o capitão do time. Há seis anos no clube, o ex-atacante do Inter é uma referência, especialmente para os outros brasileiros no elenco da equipe ucraniana. Na temporada, levantou dois troféus no país do Leste Europeu.
Atacante: Willian José (Real Sociedad)
O jogador de menos destaque quando passou pelo Rio Grande do Sul. Após passagem discreta pelo Grêmio em 2013, o atacante rumou à Espanha e se firmou na Real Sociedad. A última temporada, em números, nem foi das melhores — 11 gols em 34 jogos —, mas ainda assim foi um dos brasileiros que mais marcou no Campeonato Espanhol.