O espanhol Rafael Nadal se aproximou do objetivo de conquistar um 12º título em Roland Garros após vencer o duelo contra o arquirrival suíço Roger Federer em apenas três sets, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2, nesta sexta-feira (7), pelas semifinais do torneio.
Na grande final de domingo, Nadal terá pela frente o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, ou o austríaco Dominic Thiem, quarto do ranking, que se enfrentam ainda nesta sexta-feira.
— Roger é incrível, jogar neste nível com 37 anos. É um jogador que é provavelmente o melhor da história, e para mim é um prazer jogar contra ele — declarou Nadal após a vitória.
— Foi uma partida difícil. Sempre é contra Roger. Hoje (sexta), também foi complicado por causa do vento muito forte. Mas estou feliz, voltar à final de Roland Garros é muito especial, no torneio mais importante de minha carreira — concluiu.
Será a 12ª vez que Nadal disputa a final em Roland Garros e, nas 11 vezes anteriores, acabou erguendo o troféu. Caso vença no domingo, o espanhol se tornará o primeiro tenista a conquistar 12 títulos de um mesmo Grand Slam, deixando para trás a lendária Margaret Court, 11 vezes campeã do Aberto da Austrália.
Também será a 26ª final da carreira em Grand Slams para final, que tem 17 títulos no total.