O primeiro treino da Argentina, em Porto Alegre, foi realizado na tarde desta sexta-feira (21), no Estádio Beira-Rio. A atividade ocorreu com portões fechados, com apenas os 15 minutos iniciais sendo liberados para o registro de imagens.
A boa notícia para o técnico Lionel Scaloni foi a presença do atacante Lautaro Martínez, recuperado de uma pancada que levou no glúteo no jogo da última quarta-feira, contra o Paraguai.
Uma boa presença de torcedores foi registrada na chegada do ônibus que trouxe a delegação argentina ao Beira-Rio. Porém, houve frustração por parte dos fãs, que não puderem acompanhar o treinamento nem ter nenhum contato com os jogadores.
Do lado de fora, aliás, uma atração bem conhecida acompanhava a atividade: D'Alessandro. De folga, o camisa 10 colorado levou os filhos Santino e Martina para assistir ao treino da seleção nacional. Acompanhado pelo empresário Matías Aldao, D'Ale acompanhou os minutos iniciais do treinamento enquanto conversava com Claudio Tapia, presidente da Associação de Futebol Argentina (AFA).
A imprensa argentina fala em possíveis retornos de Di María e Agüero ao time titular. Porém, Scaloni ainda terá mais um treinamento a ser realizado no sábado para definir os 11 que iniciarão o confronto diante do Catar, domingo, na Arena do Grêmio.
Com apenas um ponto, a Argentina é a lanterna do Grupo B da Copa América, liderado pela Colômbia, com seis. O Paraguai tem dois e é o vice-líder. Com um ponto conquistado, o Catar está em terceiro, por ter melhor saldo de gols do que os argentinos.
Uma eliminação na primeira fase seria um rotundo fracasso para o futebol argentino, que não comemora um título de categorias principais desde a Copa América de 1993, disputada no Equador. Nesse período, os ouros olímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008 foram os títulos ganhos, mesmo contando com um extraclasse como Lionel Messi, presente no bicampeonato olímpico.
O técnico Lionel Scaloni, que assumiu o cargo depois da fraca campanha na Copa do Mundo da Rússia, tem apenas 11 jogos no comando. Porém, grande parte da imprensa do país já fala que ele não deverá seguir depois da Copa América. Marcelo Gallardo, treinador do River Plate, segue sendo o grande sonho de consumo da AFA.