A China e a Espanha empataram em 0 a 0 nesta segunda-feira (17), e garantiram a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo feminina. As espanholas se classificaram em segundo e as chinesas em terceiro. A seleção europeia fez uma partida superior, com maior posse de bola, mas parou na goleira Shimeng.
A Espanha conseguiu impor o seu estilo de jogo durante todo o primeiro tempo. Com tática baseada no toque de bola, dominou os espaços e trabalhou bem a bola no campo de ataque, com boas inversões de jogo e bom desempenho da atacante Hermoso. Apesar de terem mais posse de bola (64% a 36%) e mais ocasiões de gol (com nove chutes, ao todo), as europeias não conseguiram furar o bloqueio chinês.
Na segunda etapa, a Espanha manteve a posse de bola, mas com a mesma dificuldade de concretizar as chances criadas em gol. Falcon e Putellas entraram na partida para tentar renovar o setor. A melhor chance, porém, foi com Patri, em belo chute de fora da área.
A China não conseguia entrar na partida e a goleira Shimeng foi a melhor em campo, com grandes defesas. Com o empate, a Espanha se classificou em segundo lugar do Grupo B, com quatro pontos. As chinesas também avançaram para as oitavas, com a mesma pontuação.