Porto Alegre veste celeste nesta quinta-feira (20). Apesar do confronto na Arena do Grêmio, às 20h, ser entre Uruguai e Japão, foi a torcida do país vizinho que invadiu as ruas da Capital gaúcha para apoiar a equipe de Óscar Tabárez na partida válida pela segunda rodada da Copa América. Todos municiados de um inseparável mate, grandes bandeirões e seu característico alento.
— Volveremos volveremos, volveremos otra vez. Volveveremos a ser campeones, como la primera vez — cantavam a todo momento torcedores fardados com camisas da seleção ou de clubes como Peñarol e Nacional.
Quatro horas antes de iniciar a partida, o entorno da Arena já estava tomado. Ansiosos, os uruguaios aguardavam a abertura dos portões desde a manhã. E, se alguns esquentavam-se com seus mates diante de uma temperatura de 16°C, outros não perderam a oportunidade de aproveitar a famosa cervejinha pré-jogo.
Segundo a Polícia Federal, até o fim da tarde de quinta-feira, quase dois mil veículos uruguaios cruzaram a fronteira com o Estado. A organização da Copa América não revela uma projeção de público. Mas, a julgar pela quantidade de torcedores que se aglomeram na casa do Grêmio, a expectativa é de que 35 mil hinchas celestes assistam a partida.
É o caso da família Fernandéz, que veio a Porto Alegre em um ônibus que partiu da cidade de Maldonado. Esforço que, segundo eles, será recompensado pelos atletas em campo.
— Somos favoritos ao título e vamos sair de Porto Alegre com uma goleada. Será 4 a 0, dois de Cavani, um de Suárez e outro de Godín — disse o bancário Carlos, 40 anos, acompanhado de sua esposa Fernanda e de seus tios, Carla e Nico.
A presença dos asiáticos foi tímida na Capital. Em um primeiro momento foi difícil encontrá-los no estádio. Havia quem apostasse que nem viriam. Mas compareceram, mesmo em número muito menor, para apoiar a equipe sub-23 japonesa.
— Acho que vamos conseguir um empate aqui — disse otimista Sato Osaka, de 42 anos, que empunhava sorridente a bandeira nipônica ao lado esposa e do filho de sete anos.
O jogo em Porto Alegre vale muito para Suárez, Cavani e companhia. Líder do Grupo C da Copa América, o Uruguai se classifica às quartas de final da competição com uma vitória. No outro lado, uma derrota deixa o Japão sem esperanças de avançar no torneio.