Oito equipes de cinco países diferentes começam nesta terça-feira (09) a disputa pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. O bicho-papão Real Madrid ficou para trás, enquanto camisas pesadíssimas duelam por um lugar na grande final que será, vejam só, na capital espanhola.
Aqui no Esquemão vamos dar umas pinceladas rápidas sobre os quatro confrontos e ver quem realmente tem café no bule para passar para a próxima fase. Utilizando o índice de desempenho dos ingleses do Twelve Football, que junta fundamentos para elencar os melhores e piores dos times, comparei os elencos em cada duelo.
Talvez pela primeira vez em alguns anos, não tenhamos um grande favorito único ao título. Realmente os jogos estão muito equilibrados. Até mesmo naqueles onde se supõe que uma equipe é mais forte, há detalhes táticos e técnicos que tornam o duelo parelho. Jogos de ida ocorrem nos dias 9 e 10 de abril, já os de volta serão nos dias 16 e 17.
TOTTENHAM X CITY
A princípio parece um duelo tranquilo para o City, que já a equipe está com uma mão na taça da Premier League. Ao meu ver, foi um dos piores sorteios para Guardiola. O Tottenham tem um time muito bem treinado, um grupo muito unido e que recentemente inaugurou seu novo estádio. Além disso, existe o desafio de tirar a pecha de "pé frio" do clube e seguir adiante na competição.
Comparando os dois elencos, os cinco jogadores que tiveram melhor performance até aqui foram Eriksen e Kane pelo Tottenham e Laporte, Sterling e David Silva pelo City. O espanhol, aliás, lidera pela sua incrível capacidade de criar jogadas com a bola, fazer assistências e dar passes chave.
Nos números, a disparidade é maior: o City cria mais chances, finaliza mais e marca mais gols por jogo. Mas o Tottenham tem um detalhe: marca mais gols do que é esperado. Ou seja, aproveita as suas chances e é muito perigoso.
Probabilidade de classificação: CITY 79% x TOTTENHAM 21%
LIVERPOOL X PORTO
O time de Klopp, finalista ano passado, evoluiu e é mais forte ainda esta temporada. O objetivo principal sempre foi vencer a Premier League, mas o City de Guardiola ainda é o favorito. Já o Porto é um time muito traiçoeiro: muito organizado, fortíssimo defensivamente e perigoso nas bolas paradas.
No top 5 de performers isso fica claro: o zagueiro brasileiro Felipe é o melhor entre os dois times, principalmente pela sua eficiência nas ações defensivas. O volante mexicano Herrera também entrega intensidade e qualidade no meio. Além deles, o malinês Marega aparece entre os melhores. Dos ingleses, apenas Mané e Salah se destacam entre os cinco melhores.
Os números mostram um equilíbrio enorme entre os times. Praticamente empatados em tudo. Leve vantagem pro Porto que desarma melhor (57% x 55%) e vence mais disputas aéreas (54% x 50%) na média. Sem dúvidas, serão jogos muito equilibrados.
Probabilidade de classificação: LIVERPOOL 70% x PORTO 30%
UNITED X BARCELONA
A grama em Old Trafford e no Camp Nou sofrerá graves danos pelo peso das duas camisas em campo. Muita história e tradição, modelos de jogos bem diferentes e momentos distintos tornam este o confronto mais charmoso dos quatro.
No índice Twelve, a vantagem de Messi sobre os outros é determinante. O argentino está em um ano espetacular, batendo recorde após recorde. Além dele, Rakitic, Alba e Busquets figuram no Top 5. Do time inglês, somente Paul Pogba se destaca na comparação.
Comparando os números, o Barça cria mais chances, finaliza mais e marca mais gols na média. Sem falar que tem uma média de 2.3 gols esperados (xG) e marca 2.5. Ou seja, é um time muito eficiente. Isso faz da equipe de Valverde a favorito a se classificar? Sim.
Probabilidade de classificação: BARCELONA 81% x MANCHESTER UNITED 19%
AJAX X JUVENTUS
Trata-se do duelo mais interessante dos quatro. O Ajax eliminou o Real Madrid jogando muita bola, com uma equipe jovem, veloz e muito insinuante. Já a Juventus tem um Cristiano Ronaldo "mordido" e um elenco experiente e que gosta de sofrer. O time italiano é a famosa "carne de pescoço", um time muito competitivo.
Na comparação dos elencos, os destaques vem da antiga Iuguslávia: o sérvio Dusan Tadic tem o melhor desempenho, principalmente pela quantidade de finalizações. E o bósnio Miralem Pjanic vem em segundo lugar, por suas ações de construção de jogo. Detalhe: CR7 não aparece no Top5 no comparativo.
Já os números mostram como os modelos de jogo são opostos. Enquanto o Ajax cria 10 chances por partida e finaliza 19 vezes na média, a Juventus quase faz a metade disso: 5 chances e 13 finalizações. A Juventus é melhor nos duelos aéreos: 58% x 50% de aproveitamento na média.
Probabilidade de classificação: AJAX 44% x JUVENTUS 56%