O Ajax eliminou mais um gigante na Liga dos Campeões. Nesta terça-feira (16), o time holandês — que já havia passado pelo Real Madrid nas oitavas de final — venceu a Juventus por 2 a 1, de virada, em Turim, e avançou à semifinal da competição pela primeira vez nos últimos 22 anos. O adversário será conhecido nesta quarta-feira (17), a partir das 16h, quando Manchester City e Tottenham fazem a partida de volta — os Spurs venceram a partida de ida por 1 a 0.
Essa é a primeira vez desde 2010 que Cristiano Ronaldo está fora das semifinais da Liga dos Campeões. Mas o português bem que tentou. Aos 27 minutos do primeiro tempo, ele se antecipou à zaga e, de cabeça, abriu o placar. A reação do Ajax começou em seguida. Aos 35, Van de Beek empatou.
O 1 a 1 levava a partida para os pênaltis. Mesmo assim, o Ajax continuou criando as melhores oportunidades e empurrando a Juventus para o campo de defesa. Aos 21 do segundo tempo, o zagueiro e capitão De Ligt aproveitou cobrança de escanteio e, de cabeça, recolocou o Ajax entre os quatro gigantes da Europa: 2 a 1. De quebra, os holandeses se tornaram o primeiro time da história a vencer Real Madrid e Juventus na mesma temporada.