A Bélgica igualou o confronto com o Brasil pelo qualifying da Copa Davis, nesta sexta-feira (1), em Uberlândia. Na quadra de saibro do Ginásio Sabiazinho, o belga Kimmer Coppejans derrotou o paulista Rogério Dutra Silva, por 2 sets a 0, com um duplo 6/4. No sábado (2), serão realizados mais três jogos, sendo dois de simples e um de duplas. A equipe que vencer duas destas partidas estará classificada para a fase final.
Na abertura da série, o cearense Thiago Monteiro deu vantagem para o time brasileiro ao vencer Arthur De Greef em sets diretos, parciais de 6/3 e 6/2. Porém, no segundo jogo, Coppejans, ex-líder do ranking mundial juvenil e campeão de Roland Garros na categoria em 2012, foi superior nas trocas de fundo de quadra e, com uma quebra de saque em cada set, assegurou a vitória.
Os jogos do sábado serão disputados a partir das 14h. A primeira disputa serás nas duplas, onde os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo são favoritos contra os belgas Sander Gille e Joran Vliegen. Na sequência, serão realizados os dois confrontos de simples, com Thiago Monteiro enfrentando Kimmer Coppejans, e Rogério Dutra Silva contra Arthur De Greef.
Esta é a primeira edição da Davis no novo formato, com sede única. O torneio corre em novembro, na Caja Mágica, em Madri, com 18 equipes que disputando título. Seis times já estão garantidos na etapa final: Espanha, Croácia, França, Estados Unidos, Argentina e Grã-Bretanha.
Confira os demais resultados do qualifying da Copa Davis:
- Uzbequistão 0 x 2 Sérvia
- Austrália 2 x 0 Bósnia-Herzegovina
- Índia 0 x 2 Itália
- Alemanha 2 x 0 Hungria
- Suíça 0 x 2 Rússia
- Cazaquistão 2 x 0 Portugal
- República Tcheca 1 x 1 Holanda
- Áustria 1 x 1 Chile
- Eslováquia 1 x 1 Canadá
- China 1 x 1 Japão