Os corpos dos dez mortos no incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro, na madrugada desta sexta-feira (8), começaram a ser liberados do IML ainda durante a noite. Segundo o portal G1, quatro vítimas foram reconhecidas até a manhã deste sábado (9) e, duas delas, liberadas.
Os corpos de Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14 anos, e Pablo Henrique da Silva Matos, 15, foram os primeiros a saírem do IML. O desenho dos dentes facilita o trabalho de legistas, que podem dispensar exame de DNA para os outros seis corpos — o que poderia levar semanas. As outras vítimas reconhecidas são Bernardo Pisetta, 14 anos, e Victor Isaías, 15. Ambos ainda seguem no IML.
Arthur Vinícius foi liberado na madrugada. O enterro será neste sábado em Volta Redonda (RJ). O jovem, que morava com a com a mãe e a tia no bairro Volta Grande II, completaria 15 anos hoje.
Natural de Minas Gerais, Pablo Henrique defendia a equipe sub-15 do Flamengo e tinha um parente famoso no futebol brasileiro: o zagueiro Werley, do Vasco, com passagem pelo Grêmio entre 2012 e 2014. Ele também foi liberado na madrugada. O enterro será neste sábado em Oliveira (MG).
Ainda precisam ser identificados para liberação Athila Paixão, de 14 anos; Christian Esmério, 15 anos; Gedson Santos, 14 anos; Jorge Eduardo Santos, 15 anos; Rykelmo de Souza Vianna, 16 anos; Samuel Thomas Rosa, 15 anos.
As vítimas eram jogadores da base do Flamengo, entre 14 e 17 anos. Eles foram encontrados carbonizados no alojamento do clube após o local pegar fogo durante a madrugada de sexta.
Ajuda
Segundo o portal Uol, o médico do Flamengo João Marcelo Amorim está no IML neste sábado auxiliando os familiares das vítimas. O clube havia oferecido sua sede social para um velório coletivo, mas cada família deve fazer sua própria cerimônia.
Às 9h, o presidente do clube, Rodolfo Landin, chegou à sede da Gávea para reunião de crise. Na sexta-feira, o MP oficiou dirigente para que informe, em um prazo máximo de 48 horas, se as famílias dos atletas estão recebendo assistência material e psicológica e se o clube está viabilizando a vinda dos familiares dos atletas que residem fora do Estado.