A seleção brasileira de vela estreia nesta terça-feira (29) na primeira grande competição internacional de classes olímpicas de 2019. A etapa de Miami abre o ano no circuito da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela), no City of Miami Regatta Park. Ao todo, 12 velejadores brasileiros estão inscritos, e a delegação também tem atrações nos botes de apoio.
Além do técnico espanhol Javier Torres, campeão olímpico com Martine Grael e Kahena Kunze nos Jogos Rio 2016, que volta a acompanhar de perto a dupla da 49er FX, João "Joca" Signorini é o novo treinador da Finn. Ele vai trabalhar com Jorge Zarif, campeão mundial da classe em 2013 e campeão mundial de Star no ano passado.
Estão inscritos para esta etapa da Copa do Mundo: João Pedro Souto de Oliveira (laser), Gabriella Kidd (laser radial), Samuel Albrecht/Gabriela Nicolino (nacra 17), Jorge Zarif (finn), Marco Grael/Gabriel Borges (49er), Martine Grael/Kahena Kunze (49er FX), Bruna Martinelli (RS:X Feminina) e Ana Barbachan/Fernanda Oliveira (classe 470).
No histórico em etapas da Copa do Mundo (desde 2009), o Brasil soma 47 medalhas, sendo 27 de ouro, 11 de prata e nove de bronze.