A brasileira Bia Haddad Maia conquistou nesta sexta-feira (11) uma vaga na chave principal do Aberto da Austrália. Número 176 do ranking mundial, a paulista superou a norte-americana Jennifer Brady, que em 2017 chegou às oitavas de final, na última rodada do qualifying, por 2 sets 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1h25min de partida.
— Virei um jogo duro, estava 4/1 e vantagem pra ela, com saque e duas quebras na frente, e eu consegui lidar com a situação. Fisicamente, senti que ela estava cansada e fiz ela jogar todos os pontos, fazendo ela correr, e sair com a vitória. Estou muito feliz com a minha atuação no quali. Agora sim entramos no torneio. Estou com uma energia muito boa, confiante e jogando agressiva, o que eu acho que é o principal — disse a tenista brasileira, após a partida.
Nas duas rodadas anteriores, Bia havia derrotado a norte-americana Lauren Davis e a eslovena Kaja Juvan. Esta será a segunda vez que ela disputará a competição em Melbourne. Na temporada passada, ela foi eliminada na segunda rodada, pela tcheca Karolina Pliskova.
Duas vezes vice-campeã de duplas no juvenil de Roland Garros, a canhota nascida em São Paulo sempre foi tida como uma das principais apostas do tênis brasileiro. Em setembro de 2017, chegou ao ocupar a 58ª posição no ranking mundial da WTA. Porém, problemas de lesões têm atrapalhado sua trajetória.
O Aberto da Austrália começa no próximo domingo (13) e marcará a quinta participação de Bia Haddad Maia em um Grand Slam, grupo dos quatro principais torneios do circuito mundial.
A brasileira fará sua estreia na chave principal contra a norte-americana Bernarda Pera, 69ª do mundo. Será o segundo encontro entre as duas. O primeiro aconteceu em 2014, no saibro de Breda, na Holanda, e Bia caiu em sets diretos, parciais de 6/1 e 7/6(8).
Já na chave masculina, o Brasil não terá representantes, após a derrota do cearense Thiago Monteiro para o sérvio Mimor Kecmanović, vice-campeão juvenil do Aberto dos Estados Unidos de 2016, por 2 a 0 (6/2 e 6/1). Outros três brasileiros tentaram a sorte no qualificatório do Aberto da Austrália, mas foram eliminados ainda na primeira rodada: os paulistas Rogério Dutra Silva e Thomaz Bellucci e o gaúcho Guilherme Clezar.