Atlético-MG e Cruzeiro publicaram em seus perfis oficiais no Twitter mensagens de apoio aos moradores de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale ocorrido no início da tarde desta sexta-feira (25). A tragédia inundou de lama e rejeitos de minério de ferro diversas vilas e casas na cidade, que também abriga o Instituto Inhotim, dedicado às artes.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, há pelos menos 200 pessoas desaparecidas com o desastre, que tem semelhanças com o mesmo acidente de Mariana, em 2015. Belo Horizonte e região podem ter comprometimento de abastecimento de água, já que a área atingida pelo desastre é próxima ao sistema Paraopeba, que municia água para a capital mineira e região.
"O Clube Atlético Mineiro lamenta profundamente a tragédia ocorrida em Brumadinho. Nesse momento de dificuldade, manifestamos nosso pesar e a nossa solidariedade a todos que estão sofrendo com mais uma tragédia em nosso estado. #ForçaBrumadinho. A Massa está com vocês", escreveu o Galo na publicação.
"O #Cruzeiro Esporte Clube se solidariza com a população de Brumadinho e região, que passa por um momento difícil devido ao rompimento de uma barragem. Enviamos nossos pensamentos positivos e torcemos para que todos fiquem bem", escreveu o perfil da Raposa.
O Governo de Minas e o Federal dizem que farão comitês de emergência para tentar resolver a situação o mais rápido possível, mas nenhuma medida concreta ainda foi tomada.