Quase um mês depois do anúncio da saída de Cuca, o Santos tem novo treinador. Nesta quinta-feira (13), o clube anunciou acordo com Jorge Sampaoli como técnico para 2019. O ex-comandante da seleção argentina ainda não assinou contrato por duas temporadas, mas estará no Brasil no sábado (15) para selar o negócio. A novela para a contratação incluiu uma negativa do veterano Abel Braga e contatos com Ariel Holan, do Independiente.
Sampaoli dirigiu a seleção da Argentina na Copa do Mundo deste ano e ainda não trabalhou no Brasil. O argentino conquistou a Copa América com o Chile, em 2015, e comandou o Sevilha, da Espanha, antes de acertar com os hermanos.
O primeiro alvo do presidente José Carlos Peres foi o veterano Abel Braga, agora técnico do Flamengo, mas ele negou o convite feito pelo clube. Depois, Holan foi contactado com uma proposta 50% mais baixa do que feita a Abel. As conversas não evoluíram e o argentino seguiu no Independiente. A abertura de Sampaoli e seu estafe para negociar animaram Peres. O negócio foi bem encaminhado nesta quinta-feira (13).
O Santos busca um técnico desde o dia 23 de novembro, quando Cuca anunciou que não permaneceria na equipe em 2019. Com a chegada do argentino, o clube deve, finalmente, dar início ao planejamento para a próxima temporada.