Depois de ficar sem medalhas, no primeiro dia do World Judo Masters, em Guangzhou, na China, a Seleção Brasileira de judô volta ao tatame, neste domingo (16), para buscar o 22º pódio na história da competição, que reúne os 16 melhores atletas de cada categoria.
Seis judocas brasileiros estarão em ação. Campeã da edição passada, disputada em São Petersburgo, na Rússia, a gaúcha Maria Portela estreará na categoria médio (70kg) contra a venezuelana Elvismar Rodriguez.
Em entrevista ao programa Gaúcha 2020, a atleta da Sogipa projetou a busca pelo bicampeonato.
- Uma competição que é muito forte, que exige bastante atenção desde a primeira luta. Tem que estar bastante focada no meu objetivo, que estar no lugar mais alto do pódio novamente. Depois que eu ganhei as competições ano passado eu tenho sido estudada um pouco mais e cada erro tem sido ruim, porque elas (adversárias) não me dão brecha. Então vou entrar nesse World Masters prestando bastante atenção a cada minuto, a cada segundo da luta pra que eu erre o menos possível e consiga alcançar o resultado - disse Portela, 30 anos.
Terceira colocada no ranking mundial, Maria Portela já pensa na próxima temporada, que irá anteceder os Jogos Olímpicos de Tóquio.
- O próximo ano é muito importante em termos de preparação, quanto classificação para a Olimpíada (Tóquio 2020). É um ano que provavelmente a gente vai ter muitos treinamentos, muitas competições. Eu sei que os Jogos Pan-Americanos serão praticamente junto com a concentração para o Campeonato Mundial. É um ano que precisa de bastante atenção, muito treino. É um ano decisivo e precisa estar 100% envolvido e focado no objetivo, que é a Olimpíada. Eu sei que todos os anos pré-olímpicos são muito importantes. A gente tem que tomar cuidado com lesões, porque tem muitas competições, que são sempre lotadas, fortes, porque todo mundo está correndo pela classificação olímpica. Hoje eu sou a número três do ranking, então eu não estou muito preocupada em relação a ranking, mas tenho que manter meus resultados pra que eu caminhe tranquila pra minha classificação. Com certeza 2019 é meu último Mundial, antes da Olimpíada e eu quero estar muito bem preparada.
Além de Maria Portela, as pesados (+78kg), Beatriz Souza (+78kg) e Maria Suelen Altheman irão competir contra a ucraniana Galyna Tarasova e a turca Kayra Sayit, respectivamente.
No lado masculino, o Brasil terá o médio Eduardo Yudy encarando o holandês Frank De Wit na primeira luta e os pesados David Moura e Rafael Silva, que lutarão com os holandeses Roy Meyer e Henk Grohl.