A seleção brasileira de judô ganhou uma ausência de última hora para a disputa do World Masters, que será disputado em Guagzhou, na China, nos dias 15 e 16 de dezembro. A competição fecha o circuito da Federação Internacional de Judô (IJF) e é também o que mais distribui pontos para o ranking no ano, fora o Campeonato Mundial. O desfalque brasileiro será a meio-pesado gaúcha Mayra Aguiar, da Sogipa, que tem uma lesão no joelho esquerdo.
Sétima colocada no ranking da IJF, a bicampeã mundial e dona de duas medalhas de bronze olímpicas permanecerá em Porto Alegre. Segundo o técnico de judô da Sogipa, Kiko Pereira, a lesão não é grave.
- Ela machucou o joelho esquerdo. Nada muito grave. O tratamento será fisioterápico, e a Mayra ficou de fora (do Masters) mais para poupar e não atrapalhar a temporada de 2019 – explicou.
Se não terá uma de suas principais judocas, a equipe brasileira contará com a experiência de outra gaúcha, a peso médio Maria Portela, 30 anos. Na temporada passada, em São Petersburgo, na Rússia, a sogipana levou a medalha de ouro em decisão diante da croata Barbara Matic.
Kiko Pereira acredita que a atual terceira colocada do ranking mundial da categoria até 70 quilos tem chances de medalha, apesar da dificuldade do torneio.
- Tem chance sim, mas é difícil. No geral, a equipe brasileira está muito desgastada - pondera o treinador gaúcho.
A seleção brasileira fez o período de preparação no Instituto Kodokan, em Tóquio. O local é apontado como a primeira escola de judô criada no Japão, em 1882, por Jigoro Kano, que é o criador da modalidade.
No Masters, o Brasil será um dos oito países que contarão com pelo menos 10 atletas. Os outros são Rússia e Japão, ambos com 19, seguidos por China (14), Mongólia (13), Brasil (12), Israel (11), França (11) e Holanda (10). No total, o evento reunirá 237 judocas de 53 nações.
Confira a equipe brasileira no Masters:
Masculino
Eric Takabatake e Phelipe Pelim (60kg)
Charles Chibana e Daniel Cargnin (66kg)
Eduardo Yudy (81kg)
David Moura e Rafael Silva "Baby" (+100kg)
Feminino
Jéssica Pereira (52kg)
Rafaela Silva (57kg)
Maria Portela (70kg)
Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman (+78kg)