O Brasil não conseguiu uma medalha sequer, no primeiro dia do World Judo Masters, em Guangzhou, na China. Neste sábado (15), o melhor resultado foi do gaúcho Daniel Cargnin, que venceu sua chave na categoria meio-leve (66kg), mas parou na semifinal.
Depois de derrotar o israelense Tal Flicker e o mongol Altansukh Dovdon, o judoca da Sogipa encarou outro israelense, Baruch Shmailov, na semifinal, mas acabou endo derrotado no golden score.
Apesar da derrota, Cargnin ainda teve a chance de lutar por uma medalha de bronze, contra o georgiano Vazha Margvelashvili, que também superou o gaúcho de 20 anos no tempo extra.
Outro brasileiro no meio-leve, o paulista Charles Chibana, foi eliminado na estreia pelo mongol Kherlen Ganbold. O ouro foi ganho pelo japonês Joshiro Maruyma, que bateu o israelense Shmailova na decisão. Derrotado por Cargnin, ainda na primeira fase, o mongol Dovdon completou o pódio.
No peso ligeiro (60kg) outros dois brasileiros estiveram no tatame. O melhor resultado foi de Eric Takabatake, que também disputou o bronze. Na estreia, ele venceu o britânico Ashley McKenzie, mas logo a seguir foi superado pelo russo Robert Mshvidobadze, que no final seria o campeão.
Para lutar pelo bronze, Takabatake precisou vencer o uzbeque Sharafuddin Lutfillave, na repescagem. Porém, contra o mongol Amartuvshin Dashdavaa, ele acabou caindo por waza-ari. O pódio ainda teve o georgiano Amiran Papinashvili, com a prata, e o cazaque Yeldos Smetov, com o bronze.
O brasileiro Phelipe Pelim foi derrotado na primeira rodada pelo russo Islam Yashuev e sequer teve chances de entrar na disputa por medalhas da categoria.
Campeã olímpica no peso leve (57kg), nos Jogos do Rio de Janeiro, a brasileira Rafaela Silva começou derrotando a alemã Theresa Stoll, no golden score, e logo depois parou na britânica Nekoda Smythe-Davis, também no tempo extra.
Na repescagem, a carioca beteu a chinesa Tongjuan Lu e teve a chance de disputar o pódio contra a canadense Jessica Klimkait, que acabou levando a melhor. A japonesa Momo Tamaoki ficou a segunda medalha de bronze, enquanto sua compatriota Tukasa Yoshida foi a campeã. A prata ficou com a kosovar Nora Gjakova.
O World Masters encerra a temporada de judô e reúne os 16 melhores atletas de cada categoria.