O Sesi Franca Basquete-SP conquistou na noite de sexta-feira (14), o título da Liga Sul-Americana de Basquete masculino, ao vencer o Instituto de Córdoba, da Argentina, por 94 a 90, no terceiro jogo das finais da competição.
Depois de vencer a primeira partida, em Franca, a equipe paulista foi para a Argentina precisando ganhar apenas um de dois confrontos. No primeiro, na última quinta-feira, os donos da casa levaram a melhor e empataram a série, forçando o jogo três.
Em desvantagem por boa parte do jogo, Franca assumiu a ponta no último quarto e passou a alternar constantemente a liderança com o Instituto, que contava com a força de sua torcida, que lotou o pequeno ginásio Angel Sandrin, com capacidade para duas mil pessoas.
Mas apesar da pressão e das dificuldades impostas pelo time argentino, Franca conseguiu abrir quatro pontos de frente (85 a 81) e segurou o resultado até o final, contando com a precisão de André Góes nos lances livres. Ele marcou os nove últimos pontos do time paulista, nos 23 segundos finais.
Com 16 pontos e seis assistências, o ala norte-americano David Jackson foi eleito o MVP das Finais. Mesmo derrotado, o ala argentino Luciano Gonzalez, com 27 pontos, fo o cestinha da partida.
Este foi o décimo título do Brasil na história da Liga Sul-Americana, o primeiro de Franca, que já havia sido finalista em 1998 e 2007. Com a vitória, a equipe paulista também garantiu na edição 2019 da Liga das Américas, competição equivalente a Copa Libertadores. Na fase classificatória, Franca estará no grupo B, que será jogado entre os dias 25 e 27 de janeiro, ao lado dos mexicanos Capitanes de Arecibo e Soles de Mexicali e do nicaraguense Real Estelí.