Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto avalia como positiva a edição de 2018 da Copa Ipiranga Sub-20, competição organizada pela entidade e que terá a sua final disputada neste domingo (16).
A partir de 16h30min, no Complexo Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre, o Palmeiras, que derrotou nos pênaltis o Inter na semifinal, enfrenta o São Paulo, que vai em busca do quarto título consecutivo na competição. Novelletto conversou com GaúchaZH sobre a competição, que contou com a presença de 13 times do Brasil, três do Uruguai, três da Argentina e um do México.
Qual a sua avaliação sobre esta edição da Copa Ipiranga Sub-20?
A competição vem crescendo a cada edição. Mandei fazer uma pesquisa nas quatro sedes que receberam jogos. Chegamos a conclusão de que nunca vimos tanto empresário do Exterior assistindo aos jogos. É um dos melhores campeonatos de juniores do mundo pelos olheiros. Os caras encheram a bola da competição. Só está faltando a gente trazer dois times europeus. Vou tentar fazer isso no ano que vem, talvez trazer equipes do mesmo idioma que o nosso. A competição explodiu.
Sabemos que os horários são definidos pela TV, mas não é prejudicial colocar os jogos durante à tarde, quando as temperaturas estão altas?
Ainda bem que hoje (quinta-feira 13, dia das semifinais) não estava tão quente, né?
Acha que isso pode ter atrapalhado o nível técnico da competição?
Não. A gurizada é nova. Faz aquela parada técnica... Assisti a todos os jogos. A competição foi de alto nível. Não acredito que o calor tenha atrapalhado. Todos os anos são quentes. Teve até uma semana que estava fresquinho (risos). A competição arrebentou. Estou assustado com o progresso.
Como avalia a participação da dupla Gre-Nal?
Quero levar um papo com o pessoal de Grêmio e Inter para o ano que vem. Eles estão praticamente colocando o time sub-19. E os outros clubes vem com o que tem de melhor. Faz tempo que a dupla não chega na final.
O São Paulo está na final pelo quarto ano consecutivo...
Tenho até brincado com o Rei (Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol): "Se o Paulo for campeão novamente, vai se chamar Copa São Paulo, aí o problema vai ser teu (risos)". Pena que a final vai ser na hora do jogo do D'Alessandro (Lance de Craque, que ocorre às 17h). Até pensei em, se o Inter passasse, tentar fazer a final da Copa Ipiranga no Beira-Rio, como jogo dos fundos. Mas não deu.
Quem vence a final?
Futebol a gente nunca sabe tudo, mas o Palmeiras é mais time. Acho que vence.