A última sexta-feira (5) não foi nada agradável para os representantes do Rio Grande do Sul na abertura da rodada do Brasileirão. Tanto na Série A — derrota do Inter frente ao Sport — quanto na Série B. O Brasil de Pelotas perdeu em casa para o líder Fortaleza por 1 a 0, já o Juventude visitou o Coritiba no Paraná e saiu de campo com o revés por 2 a 1.
Com isso, a situação, pensando na tabela de classificação para os dois times do interior gaúcho, ficou bastante delicada. O Xavante está em 15º lugar, com 34 pontos ganhos, e o Papo é o 16°, com 32 pontos, sendo que o time imediatamente atrás, o CRB, enfrenta a Ponte Preta em Campinas neste sábado (6).
Tendo os alagoanos 31 pontos e sete vitórias (uma a mais que o Ju), um empate já basta para que o Galo da Praia troque de posição com o Alviverde de Caxias do Sul pelo critério de desempate. Para alcançar o Rubro-Negro de Pelotas, apesar de existir a chance matemática, a missão é mais complicada: precisaria de uma goleada para tirar a diferença que, hoje, é de quatro gols no saldo (-5 do Brasil contra -9 do CRB).