Incluindo o Real Madrid, atual bicampeão e dono de seis títulos do torneio, quatro equipes já tem lugar garantido no Mundial de Clubes deste ano. Marcada entre os dias 12 e 22 de dezembro, nos Emirados Árabes, a edição de 2018 repetirá a fórmula aplicada nos últimos anos: sete equipes, com seis campeões continentais e um representante do país sede.
Com a vaga da América do Sul em aberto, três brasileiros seguem na disputa. Além do Grêmio, que encaminhou vaga para a semifinal da Libertadores ao derrotar o Atlético Tucumán por 2 a 0 na Argentina, Palmeiras e Cruzeiro entram em campo na próxima semana para tentar garantir um lugar entre os quatro semifinalistas. Confira como está a situação do Mundial até o momento:
Times já classificados
Real Madrid – Europa
Disputar — e conquistar — o Mundial é rotina na vencedora história do Real Madrid. Com seis títulos no currículo, esta é a terceira participação consecutiva do clube merengue no torneio. Em 2017, foi campeão ao vencer o Grêmio por 1 a 0 na decisão.
Chivas – América do Norte
Dono de uma das maiores torcidas do mundo, os mexicanos do Chivas Guadalajara são velhos conhecidos do torcedor gaúcho — em 2010, enfrentaram o Inter na decisão da Libertadores. Garantiram a vaga no Mundial ao conquistar o título da Liga dos Campeões da Concacaf, principal torneio de clubes da América do Norte.
Team Wellington – Oceania
Vem da Nova Zelândia o participante mais jovem da competição. Fundado em 2004, o Team Wellington ganhou o campeonato nacional nas temporadas 2015-16 e 2016-17, embalando para o título da Liga dos Campeões da OFC em 2018.
Al-Ain – país sede
Brasileiros como Rodrigo Mendes, Michel Bastos e Emerson Sheik já defenderam o time dos Emirados Árabes. Diferente dos outros três já confirmados, o Al-Ain garantiu a vaga através do título da liga nacional e será o representante do país sede na competição.
Vagas que restam
África
O representante africano ficará com a quinta vaga, definida no dia 9 de novembro, com o fim da Liga dos Campeões da África. As semifinais começam na próxima terça-feira (2). Os duelos:
Al-Ahly (Egito) x ES Sétif (Argélia)
1º de Agosto (Angola) x Espérance (Tunísia)
Ásia
O vencedor da Liga dos Campeões da AFC só será conhecido em 10 de novembro. As semifinais começam na próxima terça-feira (2). Os duelos:
Kashima Antlers (Japão) x Suwon Bluewings (Coreia do Norte)
Al-Sadd (Catar) e Persepolis (Irã)
América do Sul
Com o jogo de volta da final da Libertadores marcado para 28 de novembro, duas semanas antes do início do Mundial, o campeão da América do Sul ocupará a última vaga. Esta semana serão conhecidos os quatro semifinalistas. O placar parcial das quartas de final está:
Grêmio 2 a 0 Atlético Tucumán (jogo da volta ocorre na terça-feira, 2, em Porto Alegre)
River Plate 0 a 0 Independiente (jogo da volta ocorre na terça-feira, 2, em Buenos Aires)
Cruzeiro 0 a 2 Boca Juniors (jogo da volta ocorre na quarta-feira, 3, em Minas Gerais)
Palmeiras 2 a 0 Colo-Colo (jogo da volta ocorre na quinta-feira, dia 4, em São Paulo)