É do Brasil a melhor jogadora da história dos Mundiais de Basquete. Em eleição aberta ao público, organizada pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), a brasileira Hortência recebeu 85% dos votos. Segundo a Federação, a segunda mais votada foi a australiana Lauren Jackson, que não teve a porcentagem divulgada.
Em 1994, Rainha Hortência, como era carinhosamente conhecida pelos fãs, comandou a seleção rumo ao título do Campeonato Mundial disputado na Austrália. Foram 27.6 pontos por jogo de média, além de uma histórica performance contra as norte-americanas na semifinal, quando anotou 32 pontos e ajudou o Brasil a vencer por 110 a 107. Em 1996, ainda foi medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta.
Junto de Lauren Jackson, concorreram atletas de sucesso na WNBA, principal liga norte-americana da modalidade, como Diana Taurasi, Lisa Leslie, Maya Moore e Sue Bird, campeã na última semana, pelo Seattle Storm.
Hortência foi a primeira mulher brasileira eleita para o Hall da Fama da modalidade, em 2005. Além dela, os ex-jogadores Ubiratan Maciel e Oscar Schmidt representam o país na seleta galeria.
Em vídeo publicado nas redes sociais, a ex-atleta agradeceu o carinho do povo brasileiro e se disse em "êxtase com a notícia".