Com dois dias de Surf Ranch Pro decorridos em Lemoore, na Califórnia-EUA, o Brasil encerrou a sexta-feira (7) com saldo positivo no evento da maior piscina de ondas artificiais do mundo. Entre os oito atletas que figuram na zona de classificação à final, que acontece no próximo domingo (9), três são brasileiros. Um deles, Gabriel Medina, assumiu a liderança logo na primeira rodada.
Além do campeão mundial de 2014, Filipe Toledo e Italo Ferreira também figuram entre os melhores. Ocupando a 4ª e 8ª colocação, respectivamente.
Medina e Filipinho foram os últimos a entrar na água na competição. Mas a espera valeu a pena. Logo na primeira onda, Gabriel anotou a melhor nota da competição: uma esquerda de 9.30. Com 17.70 pontos no somatório, o paulista tem uma vantagem de quase dois pontos para o segundo colocado, o japonês Kanoa Igarashi com 15.73 pontos.
Neste sábado (8), a competição recomeça às 13h (no horário de Brasília) com a disputa da terceira e última rodada da fase qualificação. A final acontece no domingo (9).