Depois de três meses e meio de competição, terminou neste sábado a Terceirona Gaúcha, que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) chama de Segunda Divisão, já que considera a Segundona como Divisão de Acesso. Enfim, nomenclaturas a parte, o campeonato acabou com o título ficando com o São Borja e o vice-campeonato com o Farroupilha, de Pelotas.
O jogo decisivo foi hoje à tarde no Estádio Nicolau Fico, em Pelotas, na zona sul do Estado. Quase três mil torcedores compareceram ao jogo em que os visitantes do São Borja só precisavam de um empate para conquistar a taça pois na semana passada, em casa, haviam vencido por 1 a 0. O São Borja fez mais. Higor Guanambi marcou o gol da vitória aos 40 minutos do primeiro tempo, após contra-ataque puxado por Eto'o pelo lado esquerdo. O atacante só teve o trabalho de tocar para o fundo do gol, sem chance de defesa para Jéferson. No segundo tempo, o Farroupilha tentou pressionar o goleiro John, do São Borja, mas a defesa sólido do time da fronteira resistiu e segurou o placar. Final, 1 a 0, e São Borja campeão gaúcho da Terceirona. Os dois times vão disputar a Divisão de Acesso ou Segundona Gaúcha em 2019.
Ficha técnica - Farroupilha 0x1 São Borja
Local: Estádio Nicolau Fico, em Pelotas (RS).
Árbitro: Lucas Horn.
Gol: Higor Guanambi (SB).
Farroupilha (0): Jéferson; Roger, Júnior, Caio e Rafinha; Hippólito, Oscar, Juninho, Hugo e Carlos Gato; Daniel Quevedo. Técnico: Antônio Freitas.
São Borja (1): John; Lucas, Erick, Matheus, Carioca, Felipinho, Maurizan, Gean Carlos, Guanambi, Michelzinho e Eto'o. Técnico: Jair Galvão.
Campanhas dos Finalistas
São Borja - 14 jogos com 6 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Gols: 15x13
Goleador: Higor Guanambi, com 5 gols.
Farroupliha - 16 jogos com 6 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Gols: 23x14
Goleador: Daniel Quevedo, com 11 gols (artilheiro da competição).
Galeria dos campeões
Neste formato, a Terceirona Gaúcha começou a ser disputada em 2012. Foi o primeiro título do São Borja e o primeiro vice, do Farroupilha.
2012
campeão: Aimoré (São Leopoldo)
vice: Gaúcho (Passo Fundo)
2013
campeão: Tupi (Crissiumal)
vice: Nova Prata (Nova Prata)
2014
campeão: Rio Grande (Rio Grande)
vice: Guarani (Venâncio Aires)
2015
campeão: Marau (Marau)
vice: Guarany (Bagé)
2016
campeão: Guarany (Bagé)
vice: Gaúcho (Passo Fundo)
2017
campeão: Internacional B (Porto Alegre)
vice: Bagé (Bagé)
2018
campeão: São Borja (São Borja)
vice: Farroupilha (Pelotas)
São Borja e a história
Em 1977, a Sociedade Esportiva São Borja surgia no futebol gaúcho, após uma fusão entre dois clubes rivais da cidade: o Cruzeiro e o Internacional. Por 11 anos, o São Borja ficou na primeira divisão do Gauchão, fazendo a melhor campanha em 1980 quando terminou em sexto lugar. Colocação que levou o tricolor da fronteira a Série C do Brasileirão de 1981.
Em 1987, o time cai de divisão e acaba se licenciando dos gramados em 1997. Volta em 2012 com o nome de Associação Esportiva São Borja, na Terceira Divisão. Não faz uma boa campanha e se licencia novamente, retornando aos campos em 2016. Em 2017, desiste de novo e volta para ser campeã em 2018.
Copa Wianey Carlet
Agora, São Borja e Farroupilha se dedicam a Copa Wianey Carlet, que começou neste sábado e dá vaga na Copa do Brasil do ano que vem. O Farroupilha pega o Bagé na quinta-feira, em Pelotas. O São Borja só estreia dia 22, em casa, contra o Elite, de Santo Ângelo.