Técnico do São José há 11 meses, Rafael Jaques tinha uma dívida de gratidão com o clube. Alçado ao profissional depois de boas campanhas na base, conquistou a confiança de todos e acumula bons resultados: campeão da Copa Paulo Sant'Ana, campeão da Recopa Gaúcha e campeão do Interior no Gauchão. Agora, garantiu acesso à Série C nacional.
Enquanto se prepara para enfrentar o Ferroviário-CE na semifinal da Série D, o treinador comemorou a conquista da vaga, falou sobre o projeto no São José, revelou ter recebido propostas ao longo da temporada — e as rejeitou por uma dívida de gratidão com o clube da Zona Norte.
Rafael Jaques conversou com a reportagem de GaúchaZH.
O que representa essa conquista?
Ainda lembro do dia que Seu Milton (Machado, presidente do Grupo Aspecir) me chamou. Era 28 de agosto. Ele falou que apostava em mim para o profissional. Vínhamos fazendo um bom trabalho na base e conquistamos a Copinha. Apostamos na Série D em vez da Copa do Brasil pelo calendário cheio, montamos a base no Gauchão e demos sequência. Então o acesso representa a continuidade, o investimento no trabalho.
Foi por isso que você não aceitou propostas para sair?
Sim. Recebi uma proposta do Sampaio Corrêa (da Série B), mas falei para o presidente que, na época, não poderia nem ouvir. Estava focado no acesso, trabalhando.
Quando viu que o acesso estava ao alcance do time?
Quando vencemos o Novo Hamburgo. Tínhamos a melhor campanha da primeira fase e eles conseguiram uma classificação heroica, com um time experiente e qualificado. Chegaram muito motivados e conseguimos passar. Ali, percebi que tínhamos condição de subir.
Já pensou no futuro?
Te confesso que ainda não. Estava focado no dia a dia. Agora vamos em frente, olhar para a semifinal. Nem no título penso ainda. O trabalho em futebol é jogo a jogo. Quanto a mim, tinha uma dívida de gratidão com o São José, que abriu as portas para mim. Fiz o meu melhor. Agora, a dívida está paga.
NÚMEROS DE JAQUES
Desde 28 de agosto de 2017
- 37 jogos
- 21 vitórias
- 5 empates
- 11 derrotas
- 65 gols pró
- 44 gols contra