O primeiro dia de Troféu Brasil Interclubes de judô levou ao tatame da Universidade La Salle, em Canoas (RS), 263 atletas das oito categorias em disputa nesta quinta-feira, 16. Ao final de 238 lutas, foram definidos os campeões dos pesos Superligeiro, Ligeiro, Meio-Leve e Leve masculinos e femininos.
Entre os homens, os ouros ficaram com Diego da Cruz (55kg/Instituto Reação), Eric Takabatake (60kg/EC Pinheiros), Charles Chibana (66kg/EC Pinheiros), e Alex Pombo (73kg/Sogipa), que garantiu o único título do time gaúcho, chegando também ao seu sétimo título de Troféu Brasil ao derrotar, na final, Jeferson Santos Jr, do Instituto Reação.
– Lutar em casa, onde eu treino, traz mais motivação para buscar o título. A competição é muito dura, não tem favorito e o que faz a diferença é como você esta mentalmente no dia. Acredito que eu soube usar minha experiência para chegar a esse sétimo título e esse foi o diferencial nesta competição – avaliou o judoca de 29 anos.
No feminino, as campeãs foram Amanda Santos (44kg/AD São Caetano), Gabriela Chibana (48kg/EC Pinheiros), Tamires Crude (57kg/Instituto Reação) e Larissa Pimenta (52kg/EC Pinheiros), a campeã mais jovem do dia. Aos 19 anos, ela levou a melhor em uma das categorias mais equilibradas da competição que contou com a participação de atletas experientes como Eleudis Valentim, que foi prata, e Érika Miranda, que foi quinto.
– Vencer o Troféu Brasil foi muito importante para mim. Faltam dois anos para os Jogos Olímpicos e, com esse resultado, eu estou classificada para a Seletiva Olímpica para Tóquio no final do ano – comemorou Pimenta que, atualmente, integra a seleção júnior do Brasil.
Seu ouro foi um dos quatro conquistados pelo Pinheiros, que lidera, até agora, o quadro de medalhas, tanto no feminino, quanto no masculino, com quatro ouros, uma prata e um bronze.
As disputas do Troféu Brasil continuarão nesta sexta-feira (17), a partir das 9h, para os judocas das categorias Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado e Pesado. Entre os atletas em ação neste segundo dia, estão os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro (81kg/EC Pinheiros), Rafael Silva (+100kg/EC Pinheiros), Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa) e Mayra Aguiar (78kg/Sogipa).