Aléxia Castilhos conquistou na manhã deste sábado (28) a primeira e única medalha da seleção brasileira de judô no Grand Prix de Zagreb, na Croácia. A gaúcha de 23 anos venceu a eslovena Leski Andreja — número 5 do ranking mundial da categoria meio-leve (até 63kg) — com um ippon por imobilização e ficou o bronze. Esta é a segunda medalha da judoca da Sogipa em três aparições em Grand Prix. Em abril, ela havia ficado com o bronze em Antalya, na Turquia.
A caminhada de Aléxia até a medalha em Zagreb começou contra a austríaca Tina Zeltner. Depois de um início de luta tenso, a gaúcha aplicou um wazari e avançou. Na segunda fase, novamente com um wazari, a sogipana bateu a australiana Katharina Haecker.
Nas quartas de final, Aléxia foi derrotada com um ippon por imobilização pela alemã Martyna Trajdos depois de dois minutos de luta — mais tarde, a Trajdos ficaria na quinta colocação, perdendo a disputa pelo bronze.
Mesmo com a derrota, a gaúcha ainda tinha chance de conquistar, pelo menos, o terceiro lugar na competição. Para isso, precisaria vencer mais duas lutas. Na repescagem, a primeira delas, Aléxia saiu perdendo para a inglesa Amy Livesey por um wazari. O empate ocorreu faltando 1m23seg para o término do combate. No golden score, com 33 segundos, a sogipana aplicou (mais um) wazari, o seu quarto na competição, e avançou para a disputa do bronze.
Na decisão de terceiro, contra a eslovena Leski Andreja, Aléxia finalmente conseguiu o seu primeiro ippon em Zagreb, pontuação que a colocou no pódio e deu ao Brasil a primeira medalha no Grand Prix.
Também no sábado, João Macedo, da Sogipa, foi eliminado na primeira luta. No domingo, outros judocas do Rio Grande do Sul entram no tatame: os sogipanos Mayra Aguiar e Renan Nunes e Nathalia Parisotto, do Grêmio Náutico União. Mas nenhum conseguiu subir ao pódio.