A Sogipa declarou, em nota oficial divulgada na manhã desta quarta-feira (13), "grave preocupação" em relação à Medida Provisória 841/2018, editada pelo presidente Michel Temer, que tira verbas do esporte e as redireciona para a segurança pública. Na nota, assinada pelo presidente do clube, Carlos Roberto Wüppel, a Sogipa destaca a importância do papel do esporte na formação de cidadãoes e na igualdade social.
Confira a nota na íntegra:
"O grande objetivo da Sogipa nunca foi o de criar campeões e medalhistas no esporte. Jamais foi seu principal desejo brilhar nas Olimpíadas ou em campeonatos mundiais ou ainda percorrer o planeta competindo com o uniforme do Brasil. Tudo isso já ocorreu e ainda acontece, porém, é apenas uma conseqüência natural daquela que é a meta verdadeiramente importante: investir no esporte como uma ferramenta de educação e de inclusão, com vistas a auxiliar na formação de uma sociedade voltada para o desenvolvimento e a paz.
Portanto, fiel a estes propósitos, em nome da Sociedade de Ginástica Porto Alegre, 1867 – Sogipa, há 151 anos prestando serviços direcionados ao desenvolvimento do esporte e à formação das pessoas, MANIFESTO grave preocupação e contrariedade diante da medida provisória que retira recursos do esporte, oriundos das Loterias Federais, conforme anunciado pelo Governo Federal na última segunda-feira (11/06).
Nossa opinião, compartilhada com as mais importantes entidades esportivas brasileiras e consagrados atletas, é de que tal medida significa grave erro estratégico dos nossos governantes.
Reconhecemos a situação emergencial que a segurança pública enfrenta e a importância que isso representa para o povo brasileiro. Entretanto, não é retirando recursos do financiamento do sistema desportivo brasileiro que construiremos uma nação mais justa e fraterna.
Atualmente, o esporte é a política mais eficaz na redução das desigualdades sociais, contribuindo significativamente para a retirada de crianças e jovens das ruas e que encontram-se em situação de vulnerabilidade social.
Segundo informações recentes da Organização das Nações Unidas – ONU, o mundo seria um lugar mais saudável e muito mais pacífico se os governos investissem no esporte e na participação de seus cidadãos em atividades físicas.
A Sogipa não medirá esforços no sentido de demonstrar para a sociedade e, principalmente, para o Governo Federal e o Congresso Nacional, que a retirada desses recursos é uma medida equivocada e que fragiliza ainda mais as esperanças de milhões de pessoas numa existência melhor.
Porto Alegre, 13 de junho de 2018
Carlos Roberto Wüppel
Presidente da Sogipa"