O tatame do Ginásio Poliesportivo da Universidade La Salle, em Canoas, recebe neste final de semana duas das mais importantes competições do calendário nacional do judô. Entre hoje e amanhã, ocorre o Troféu Brasil Interclubes. Sábado e domingo, é a vez do Grand Prix Nacional.
Os principais atletas do Brasil na modalidade estarão na disputa, como as sogipanas Mayra Aguiar, duas vezes medalhista olímpica e atual vice-líder do ranking mundial na categoria meio-pesado (até 78kg), Maria Portela (terceira do médio), Érika Miranda (terceira do meio-leve) e Rafaela Silva, do Instituto Reação, ouro na Olimpíada do Rio 2016.
Para o Troféu Brasil (disputas individuais) estão pré-inscritos 425 judocas (270 no masculino e 155 no feminino) de 108 clubes representando 24 Estados diferentes. Os combates começam às 9h hoje com as categorias superligeiro, ligeiro, meio-leve e leve.
No Grand Prix, que se inicia às 9h de sábado, a principal novidade será a estreia dos combates por equipes mistas. Trata-se de uma adequação da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) às principais competições da Federação Internacional (FIJ). Desde 2017, a entidade, além das disputas individuais femininas e masculinas, passou a promover uma prova por equipes mistas (formadas por três homens e três mulheres). No Mundial de Baku e na Olimpíada de Tóquio o novo formato já será implementado.
– Neste ano, seguimos a Federação Internacional e tornamos o Grand Prix uma competição por equipes mistas. É uma oportunidade a mais para preparar nossos atletas para essas competições internacionais – disse Matheus Theotônio, gestor nacional de eventos da CBJ.
Até 2017, o Grand Prix Nacional era dividido por gênero, com uma disputa masculina e outra feminina. O masculino teve 14 edições de 2003 a 2017, enquanto o feminino foi realizado 12 vezes no período de 2005 a 2017 (não houve Grand Prix em 2007). Os maiores campeões são o Pinheiros, com nove títulos masculinos. No feminino, Minas Tênis Clube e Instituto Reação despontam entre os maiores vencedores com três conquistas cada. Neste ano sete clubes estarão na disputa: Judô Futuro-MS, Paineiras do Morumby-SP, Pinheiros-SP, Jequiá Iate Clube-RJ, Instituto Reação-RJ, Minas Tênis Clube e Sogipa.