A principal liga de beisebol do mundo pode ganhar dois novos times nos próximos anos. Nesta semana, o comissário da Major League Baseball (MLB), Rob Manfred, admitiu que a liga já cogita a expansão de 30 para 32 franquias.
Nós temos uma lista real de cidades que pensamos que não estão apenas interessadas em ter o beisebol, mas são viáveis em termos de beisebol. Lugares como Portland, Las Vegas, Charlotte, Nashville, nos Estados Unidos. Certamente Montreal, talvez Vancouver, no Canadá. Nós achamos que há lugares no México que nós podemos percorrer — explicou Manfred, em entrevista ao Nashville Business Journal.
O dirigente destacou que a expansão facilitaria questões logísticas da MLB. As divisões seriam realinhadas no mesmo padrão da NFL, com oito divisões de quatro times.
Antes de expandir, no entanto, a MLB pretende resolver as questões de Oakland Athletics e Tampa Bay Rays, que cogitam realocações caso não consigam novos estádios em suas cidades atuais.
A última expansão da MLB foi em 1998, quando a liga passou de 28 para 30 times com a criação de Arizona Diamondbacks e Tampa Bay Devil Rays — atual Tampa Bay Rays. Desde então, a única alteração foi a realocação do Montreal Expos, que se tornou o Washington Nationals em 2005.