Foi um Gre-Nal sem gols, mas carregado da tensão tão característica dos clássicos. O Grêmio pressionou, o Inter se defendeu e a arbitragem foi contestada pelos gremistas em pelo menos três lances. Foi, portanto, um jogo movimentado. Abaixo, relembre os 10 momentos marcantes do clássico 416.
1) Homenagens a Koff
Em um raro momento de união entre as duas torcidas, o ex-presidente Fábio Koff, que morreu na madrugada de quinta-feira, foi homenageado com aplausos das duas torcidas antes de a bola rolar.
2) Cortez, Fabiano e a primeira reclamação
O Grêmio tinha a bola e tentava criar. O Inter recuava e marcava com vigor. Assim se desenhava o Gre-Nal, até que Maicon deu um passe em profundidade para Cortez na área e Fabiano, atrasado no lance, o puxou pelo braço. O lateral caiu na área e o árbitro mandou o jogo seguir, para desespero dos gremistas.
3) No escanteio, uma boa chance gremista
Quase no fim do primeiro tempo, o Grêmio teve uma boa chance para furar o forte bloqueio colorado. Após escanteio cobrado da esquerda, Geromel subiu e cabeceou com perigo, por cima do gol de Danilo Fernandes.
3) André perde
Logo no início do segundo tempo, o Grêmio intensificou a pressão. Em um lance trabalhado, André ficou em ótimas condições de finalizar dentro da área. Mas desperdiçou a chance, mandando por cima.
4) Luan, Patrick e a segunda reclamação
O segundo grito de pênalti dos gremistas veio em lance que envolveu Luan e Patrick. O meia-atacante carregava a bola dentro da área e Patrick lhe deu combate. Luan caiu, reclamando de falta, enquanto Patrick apontava para a bola. O árbitro nada marcou.
5) Alisson quase faz "sem querer"
Em um lance curioso, o atacante Alisson quase abriu o placar "sem querer". Tentou cruzar, mas quase surpreender Danilo Fernandes ao mandar a bola fechada demais. Ela saiu à direita do gol colorado.
6) Madson, Cuesta e a terceira reclamação
Os gremistas voltaram a protestar contra a arbitragem em um lance que pediu toque de mão do zagueiro Cuesta na área. Madson entrou pela direita e cruzou. A bola bateu no braço do defensor. O árbitro mandou o jogo seguir.
7) Madson isola
Em mais uma chance gremista, o lateral Madson recebeu na área e bateu forte demais, mandando muito longe do gol do Inter.
8) Danilo salva o Inter
Na estratégia defensiva do Inter, o goleiro seria exigido em algum momento. Danilo Fernandes apareceu bem em lance de bola aérea na segunda etapa: após escanteio cobrado da esquerda, Madson cabeceou e o goleiro salvou, espalmando. Geromel ainda teve a chance no rebote, mas furou no momento da finalização.
9) Sinalizador em campo
Já nos acréscimos, em meio à pressão do Grêmio em busca do gol, um torcedor lançou um sinalizador para dentro do campo, o que motivou uma briga na torcida gremista.
10) Confusão pós-jogo
Após o apito final, Luan e D'Alessandro protagonizaram uma confusão. Em meio a uma discussão áspera, o argentino desferiu um soco no jogador gremista. A briga não se limitou ao campo e, depois, trasnferiu-se para os vestiários.