O Lajeadense deu um passo importante rumo ao Gauchão 2019. Em casa, na partida de ida das quartas de final da Divisão de Acesso, a equipe do Vale do Taquari venceu o Ypiranga por 2 a 0. Os dois gols foram do centroavante Rael.
Na Arena Alviazul, o time de Erechim, considerado um dos principais favoritos da competição, acabou surpreendido pela força do Lajeadense, que só se classificou graças a uma combinação de resultados na última rodada da primeira fase.
Rael abriu o placar no primeiro tempo aproveitando o rebote de um chute de Wellington Monteiro, defendido parcialmente pelo goleiro Gritti. Na segunda etapa, o centroavante voltou a brilhar aos 35 minutos marcando o segundo gol.
No final, o Lajeadense conseguiu suportar a pressão mesmo com a expulsão de Mano e a lesão de Índio, que permaneceu em campo no sacrifício. A equipe visitante teve várias chances para diminuir, inclusive acertando a trave.
Com o resultado, o Lajeadense pode até perder por dois gols desde que também marque em Erechim. Ao Ypiranga, servem vitórias por três ou mais de diferença. Se fizer 2 a 0, leva a decisão para os pênaltis.