A ucraniana Elina Svitolina conquistou neste domingo (20), o bicampeonato do Aberto da Itália, torneio Premier da WTA, equivalente a um Masters 1.000 do circuito masculino. Na decisão realizada no ForoItalico de Roma, a número 4 do mundo superou a atual líder do ranking mundial, a romena Simona Halep, em sets diretos, parciais de 6/0 e 6/4, em 1h07min de partida.
Este foi o sexto encontro entre as duas jogadoras e Svitolina chegou à sua quarta vitória, repetindo o feito da temporada passada quando elas também decidiram o título na capital italiana. Pela vitória, a ucraniana faturou um prêmio de € 507.100 euros.
Na final feminina de duplas, a australiana Ashleigh Barty e a holandesa Demi Schuurs derrotaram as tchecas Andrea Hlavacková e Barbora Strýcová por 6/3 e 6/4. Este foi o primeiro título da parceria, que nunca havia jogado junta no circuito.
Sexta colocada do ranking mundial de duplas, Barty conquistou o sétimo título da carreira e o segundo na temporada, já que também havia sido campeã em Miami com a norte-americana CoCo Vandeweghe. Já Schuurs, 28ª colocada no ranking, levou seu sexto WTA, sendo o terceiro na temporada.