Robert Griffin III terá mais uma oportunidade para reconstruir a sua carreira. Nesta quarta-feira (4), o quarterback de 28 anos assinou um contrato de um ano com o Baltimore Ravens para retomar sua trajetória na NFL.
Griffin volta à liga depois de não atuar na temporada passada para tratar definitivamente as recorrentes lesões no joelho. Recuperado, tentará uma volta em um time que não tem tido um bom rendimento do seu quarterback titular, Joe Flacco.
Segunda escolha no draft de 2012, RG3 ficou os quatro primeiros anos da carreira no Washington Redskins. Depois de fazer um primeiro ano brilhante, sendo eleito o novato ofensivo do ano, sofreu a primeira grave lesão no joelho nos playoffs. Depois, não conseguiu repetir as boas atuações.
Em 2014, passou a dividir espaço com Kirk Cousins, que havia sido draftado na quarta rodada de 2012 — mesma classe de Griffin. Cousins assumiu a titularidade definitivamente em 2015 e, ao fim da temporada, RG3 foi cortado.
Em 2016, Robert Griffin assinou com o Cleveland Browns. Contudo, sofreu uma lesão no ombro logo na primeira partida. Ele ficou de fora de boa parte do ano, voltando para os quatro jogos finais — inclusive uma vitória por 20 a 17 sobre o San Diego Chargers, a única do Browns naquele ano e última da franquia até agora.
Ao todo, Griffin tem 42 jogos na NFL — 40 como titular. Completou 63,3% dos passes, com 8.983 jardas, 42 touchdowns e 26 interceptações, um rating de 88,4. Além disso, tem 1.670 jardas e 10 touchdowns terrestres.
O Ravens já tem outros dois quarterbacks no elenco. Além do titular Joe Flacco, o grupo conta com Josh Woodrum, que está na liga desde 2016, mas nunca participou de um jogo de temporada regular ou playoffs.