Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, deste domingo (29), revelou uma série de relatos de assédio sexual contra atletas e ex-atletas do Clube Mesc, de São Bernardo do Campo, São Paulo. Eles teriam sido vítimas de investidas do técnico Fernando de Carvalho Lopes, que ficou mais conhecido depois de ser o coordenador técnico do Comitê Brasileiro de Ginástica (CBG). Lopes foi afastado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em 2016 após relatos de assédio. Ele nega as acusações.
Conforme apuração do Fantástico, um caso americano de assédio sexual no esporte abriu caminho para a investigação no Brasil. A primeira vítima a depor contra o treinador brasileiro foi um garoto de 13 anos, que era orientado por Lopes no Mesc em 2016. Logo depois, outro menino, desta vez de 12 anos, também contou a polícia sobre os atos de assédio. Ainda naquele ano, cinco adultos que treinaram com ele também registraram queixa.
A reportagem apurou que cerca de 40 atletas e ex-atletas sofreram assédio sexual por parte do treinador. Alguns também informam que o atual coordenador técnico da CBG, Marcos Goto, sabia dos casos e faz chacota com os ex-alunos de Lopes.
Em resposta ao Fantástico, o Comitê Brasileiro de Ginástica disse que não sabia das acusações. O Comitê Olímpico Brasileiro afirmou que não tolera tal situação e cabe às autoridades policiais investigar.