O UFC 222 pode ter potencializado o crescimento de uma nova promessa do MMA. Brian Ortega, de 27 anos, ganhou a oportunidade de enfrentar o ex-campeão Frankie Edgar graças a uma lesão do campeão Max Holloway. Ortega aproveitou, nocauteou Edgar no primeiro round e se colocou como provável próximo desafiante dos penas.
— Me disseram isso (que pode disputar o cinturão), mas quero falar primeiro com os chefões e saber se isso é verdade antes de ficar muito empolgado. Não quero me animar e depois descobrir que a luta não vai acontecer. Isso me deixaria arrasado. Mas acho que essa deveria ser a próxima luta — disse Ortega, sobre uma possível luta com Holloway no UFC 226, em julho.
Ortega luta MMA profissional desde 2010. Chegou ao UFC em 2014 com oito vitórias. Logo na estreia no Ultimate, venceu Mike De La Torre, mas foi pego no exame antidoping, e o duelo foi transformado em sem resultado.
Depois, engatou mais seis vitórias em sequência — sobre Thiago Tavares, Diego Brandão, Clay Guida, Renato Moicano, Cub Swanson e Frankie Edgar.